A Prefeitura de Santos receberá R$ 15 milhões para realizar obras de revitalização na Alemoa Industrial. Os recursos virão do Governo do Estado e atendem aos pedidos feitos ao prefeito Rogério Santos (PSDB) pelos caminhoneiros autônomos que atuam na área portuária do município.
A definição é resultado de reunião entre o chefe do Executivo santista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos) e representantes da categoria, no Palácio dos Bandeirantes (Capital), na noite de sexta-feira (1).
Durante quase duas horas, o prefeito apresentou um plano que visa melhorar a fluidez no trânsito na área portuária. A estratégia apresentada pelo município, após conversações com os caminhoneiros, e aprovada pelo governador, inclui medidas de curto, médio e longo prazos, explica o chefe do Executivo santista.
“Apresentamos projetos e muito planejamento. Tudo pronto, planificado, com projeto de engenharia, valores, dados concretos, ou seja, trouxemos solução para o Governo do Estado e o governador Tarcísio aceitou e aprovou imediatamente”, disse o prefeito.
No curto prazo, a medida anunciada refere-se ao agendamento eletrônico a ser realizado pelos terminais, agilizando o atendimento destinado aos caminhoneiros.
“Fizemos, junto com o Sindicam, um plano de ação imediato, e a partir de agora, os terminais graneleiros farão o agendamento eletrônico na Alemoa Industrial. Também faremos a inversão de mãos em algumas ruas e teremos a presença contínua da CET-Santos dando apoio operacional”.
O presidente do Sindicam, Luciano Santos, comemorou a medida. “O agendamento vai melhorar a fluidez dos caminhões na Alemoa. O caminhoneiro vai ganhar tempo e agilidade. A população que mora na Alemoa também vai ganhar em agilidade. A gente agradece à Prefeitura de Santos e ao Governo do Estado”.
Mais ações
No médio prazo, serão realizadas obras na Alemoa traçadas com base na rotina de trabalho dos caminhoneiros, que terão recursos da ordem de R$ 15 milhões.
“Fizemos um plano de melhorias do geométrico da Alemoa Industrial. São obras de pavimentação e drenagem na entrada do local. Parte da área é do Governo Federal, parte do Estado e parte pertence ao município. O governador vai atender e fará a obra. Então ganha toda a cidade de Santos e o trabalho dos caminhoneiros que têm ali um dos gargalos para a entrada de Santos”, informa o prefeito.
Também serão realizadas obras viárias no longo prazo.
“Será a construção de dois viadutos. Um que está incluído na Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que o próprio governador, quando ministro Da Infraestrutura, incluiu, e o outro no fim da Alemoa, que ele vai fazer agora como governador, atendendo todos os pleitos do Sindicato dos Caminhoneiros. Foi um sucesso”, finaliza Rogério Santos.