Chuva paralisa abastecimento de água, suspende aulas e a coleta de lixo em Ubatuba

A Defesa Civil de Ubatuba continua atuando em todas as regiões do município na tentativa de normalizar as condições adversas decorrentes das chuvas
Ubatuba tem chuva recorde para Março em 24 horas I Foto: Reprodução - Defesa Civil

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Desde quarta-feira (6), o município de Ubatuba têm sofrido consequências graves em decorrencia das chuvas intensas. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que a chuva permaneça até o próximo domingo (10), o que aumentam as chances de deslizamentos de terra.

Com a intensidade das chuvas, o nível de água já está elevado, invadindo residências, com isso quatro famílias ficaram desalojadas, estradas interditadas, a distribuição de água também ficou comprometida, assim como, a paralisação do serviço de coleta de lixo na cidade.

A Defesa Civil de Ubatuba continua atuando em todas as regiões do município na tentativa de normalizar as condições adversas decorrentes das chuvas. Na noite de quinta-feira (7), a ponte do bairro Folha Seca, na região sul, foi atingida e acabou deixando a comunidade isolada. Seis pessoas não conseguiram retornar para suas residências e ficaram abrigadas na escola Ernesmar.

Na manhã desta sexta-feira (8), o Exército Brasileiro estará no local para analisar a situação na busca de soluções para não deixar a comunidade isolada. O Corpo de Bombeiros também trabalha no apoio ao município, resgatando profissionais da Cooperativa Coco&Cia que ficaram ilhados no galpão e levando o tratador da prefeitura para alimentar os animais no Centro de Controle de Zoonoses.

No fim da tarde de ontem, o prefeito Marcio Maciel (Marcinho MDB), o secretário adjunto de Segurança Pública, Almir Rogério Feliciano de Moura e o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba receberam representantes da Defesa Civil estadual para analisar o cenário atual e propor ações conjuntas.

Acumulados de chuva nas últimas 72 horas

  • Figueira – 345.27 mm
  • Lagoinha – 178.3 mm
  • Itamambuca – 162.05 mm
  • Marafunda – 111.6mm
  • Centro – 90.74 mm

Famílias

As quatro famílias que ficaram desalojadas estavam na EM José Simeão, no Taquaral e permanecem no local assistidas pelas equipes da prefeitura. Ainda não há previsão de retorno para as residências

Aulas

Em reunião entre secretários e prefeito, optou-se pela suspensão das aulas em todas as unidades municipais devido à falta de água, pois a Sabesp ainda não retomou o abastecimento. As secretarias das escolas estão abertas e os gestores estão nas unidades, mas alunos e docentes foram dispensados.

Doações

A solicitação de doações continua, com água potável, roupas infantis em bom estado e kits de higiene pessoal, com produtos como sabonete, escova de dente, absorventes, fraldas tamanhos X e XXG e, também, de toalhas de banho. O Fundo Social de Solidariedade (Funsoc) pede que as doações não sejam levadas para a escola.

As doações devem ser entregues somente na sede do Funsoc, que fica na rua Governador Abreu Sodré, no Perequê-Açu – antigo terminal turístico.

Sabesp

Segundo a Sabesp, ainda não há previsão para o retorno do abastecimento.

A equipe está trabalhando na cabeceira do rio, com maquinário específico, para a retirada de pedras e areia que estão próximas à captação, obstruindo a entrada da água. Assim que conseguirem desobstruir a entrada da barragem, haverá um volume maior de água, liberando o abastecimento para os bairros.

Estradas

SP 125 – Rodovia Oswaldo Cruz  

Entre os kms 66 e 89 (Trecho de serra) –  Há interdição total devido queda de barreiras e árvores Rota alternativa pela SP 099 – Rodovia dos Tamoios Equipes seguem no local realizando a limpeza da via.

Tamoios

Serra Antiga – temporariamente interditada por alto volume de chuva

Serra nova – Operando em Operação Comboio –  Veículos de produto perigoso – sentido Litoral – em Curso Todos os veículos – sentido SJC – previsão de início 09h40 Duração estimada de 1h30.

Por fim, segundo informações da Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubatuba, os bairros mais afetados até o momento, são:

  • Folha Seca;
  • Colônia de Férias e Pé da Serra;
  • Taquaral;
  • Angelim.
Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia