Desde quarta-feira (6), o município de Ubatuba têm sofrido consequências graves em decorrencia das chuvas intensas. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que a chuva permaneça até o próximo domingo (10), o que aumentam as chances de deslizamentos de terra.
Com a intensidade das chuvas, o nível de água já está elevado, invadindo residências, com isso quatro famílias ficaram desalojadas, estradas interditadas, a distribuição de água também ficou comprometida, assim como, a paralisação do serviço de coleta de lixo na cidade.
A Defesa Civil de Ubatuba continua atuando em todas as regiões do município na tentativa de normalizar as condições adversas decorrentes das chuvas. Na noite de quinta-feira (7), a ponte do bairro Folha Seca, na região sul, foi atingida e acabou deixando a comunidade isolada. Seis pessoas não conseguiram retornar para suas residências e ficaram abrigadas na escola Ernesmar.
Na manhã desta sexta-feira (8), o Exército Brasileiro estará no local para analisar a situação na busca de soluções para não deixar a comunidade isolada. O Corpo de Bombeiros também trabalha no apoio ao município, resgatando profissionais da Cooperativa Coco&Cia que ficaram ilhados no galpão e levando o tratador da prefeitura para alimentar os animais no Centro de Controle de Zoonoses.
No fim da tarde de ontem, o prefeito Marcio Maciel (Marcinho MDB), o secretário adjunto de Segurança Pública, Almir Rogério Feliciano de Moura e o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba receberam representantes da Defesa Civil estadual para analisar o cenário atual e propor ações conjuntas.
Acumulados de chuva nas últimas 72 horas
- Figueira – 345.27 mm
- Lagoinha – 178.3 mm
- Itamambuca – 162.05 mm
- Marafunda – 111.6mm
- Centro – 90.74 mm
Famílias
As quatro famílias que ficaram desalojadas estavam na EM José Simeão, no Taquaral e permanecem no local assistidas pelas equipes da prefeitura. Ainda não há previsão de retorno para as residências
Aulas
Em reunião entre secretários e prefeito, optou-se pela suspensão das aulas em todas as unidades municipais devido à falta de água, pois a Sabesp ainda não retomou o abastecimento. As secretarias das escolas estão abertas e os gestores estão nas unidades, mas alunos e docentes foram dispensados.
Doações
A solicitação de doações continua, com água potável, roupas infantis em bom estado e kits de higiene pessoal, com produtos como sabonete, escova de dente, absorventes, fraldas tamanhos X e XXG e, também, de toalhas de banho. O Fundo Social de Solidariedade (Funsoc) pede que as doações não sejam levadas para a escola.
As doações devem ser entregues somente na sede do Funsoc, que fica na rua Governador Abreu Sodré, no Perequê-Açu – antigo terminal turístico.
Sabesp
Segundo a Sabesp, ainda não há previsão para o retorno do abastecimento.
A equipe está trabalhando na cabeceira do rio, com maquinário específico, para a retirada de pedras e areia que estão próximas à captação, obstruindo a entrada da água. Assim que conseguirem desobstruir a entrada da barragem, haverá um volume maior de água, liberando o abastecimento para os bairros.
Estradas
SP 125 – Rodovia Oswaldo Cruz
Entre os kms 66 e 89 (Trecho de serra) – Há interdição total devido queda de barreiras e árvores Rota alternativa pela SP 099 – Rodovia dos Tamoios Equipes seguem no local realizando a limpeza da via.
Tamoios
Serra Antiga – temporariamente interditada por alto volume de chuva
Serra nova – Operando em Operação Comboio – Veículos de produto perigoso – sentido Litoral – em Curso Todos os veículos – sentido SJC – previsão de início 09h40 Duração estimada de 1h30.
Por fim, segundo informações da Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubatuba, os bairros mais afetados até o momento, são:
- Folha Seca;
- Colônia de Férias e Pé da Serra;
- Taquaral;
- Angelim.