Prefeitura de Ilhabela investe em saúde mental

Entre 2019 e 2020, aumentou 14,65% o número de consultas com psicólogos. No mesmo período, houve um aumento de 11,66% na procura por psiquiatras
No período da pandemia de Covid-19, houve um aumento notável na procura pelos serviços de psicologia e psiquiatria - Foto: Divulgação/PMI

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Ilhabela tem investido intensamente em serviços relacionados à saúde mental. São diversos locais espalhados pelo município com o intuito de promover atendimento de qualidade, de modo a construir uma cultura de bem-estar emocional para a população.

A atenção básica do município conta com oito Unidades Básicas de Saúde que são consideradas portas de entrada para todos os outros serviços. Além disso, no programa de atendimento às Comunidades Tradicionais e no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), estão presentes sete psicólogos responsáveis pela Saúde da Família. Em 2023, foram realizados aproximadamente 6,5 mil atendimentos.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Na área de consultas especializadas, a Rede Municipal de Saúde conta com um Ambulatório de Saúde Mental Infantil, CAPS 1, CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Centro de Infectologia e Fígado e, agora, um novo Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde Mental.  A equipe de psicólogos realizou mais de 8,9 mil atendimentos e a equipe de psiquiatras realizou mais de 12,5 mil atendimentos em 2023.

Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde Mental

O novo Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde Mental oferece atendimento em nível secundário, atendendo demandas de média complexidade com uma equipe que aborda os casos de maneira interdisciplinar. Dentro das equipes há profissionais que realizam terapias integrativas nos atendimentos, como yoga, meditação, tratamento com ventosas, acupuntura, auriculoterapia; no serviço de gestantes, florais.

O psicólogo e coordenador técnico de saúde mental, Herbert Luckmann, ressalta a importância do trabalho conjunto. “Esse diálogo entre os vários profissionais de especialidades distintas vai formando a rede de saúde pública. Isso é um conceito fundamental e nós queremos continuar abrangendo a população em todas as suas necessidades”, salienta.

Ambulatório de Saúde Mental Infantil

O ambulatório realiza em média, mais de dois mil atendimentos por mês, dentre eles fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutricionista, assistência social e pediatria. O local também atende questões relacionadas ao neurodesenvolvimento de forma interdisciplinar. Pensando no bem-estar, o ambulatório disponibiliza grupos informativos de apoio às famílias das crianças, com intuito de fortalecer as redes comunitárias de apoio.

Rosangela Silvéria, mãe de um dos atendidos, ressalta a importância do acompanhamento psicológico para seu filho. “Depois do acompanhamento muita coisa mudou, ele passou por uma fonoaudióloga primeiro e depois foi encaminhado para a psicóloga. Ele passou a interagir mais com outras crianças, então esse desenvolvimento é importante porque ele está crescendo e não vai mais ficar se isolando das pessoas”, finaliza.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia