O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) promove neste sábado (18) uma programação especial com duas ações artísticas e culturais gratuitas, abertas a todos os públicos. Além das exposições Memórias Poéticas e Teares: Encontro de Culturas, em cartaz até 15 de novembro, o espaço receberá uma roda de conversa sobre tradições caiçaras e o Sarau do Vinil, que promete uma verdadeira viagem sonora no tempo.
Das 15h às 16h, o projeto MM MACC Museu Vivo apresenta o bate-papo “Tradições Caiçaras e Biodiversidade”, com Mestre Donizete, biólogo e guardião da cultura caiçara. Integrante da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Mapec), ele atua na preservação das tradições e modos de vida locais, conectando saberes tradicionais e científicos. A Mapec é referência em turismo de base comunitária, oferecendo vivências para estudantes da educação básica ao ensino superior.
Logo depois, das 16h às 18h, o público poderá participar do Sarau do Vinil, uma experiência musical conduzida pelo grupo Dois Velhinhos Pelo Mundo e sua icônica Kombi Cultural. Durante o evento, os visitantes são convidados a trazer seus próprios discos para tocar no museu e compartilhar memórias através da música.
>> Participe do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.
Sobre as exposições
A mostra Memórias Poéticas, da artista Bianca Canada, reúne 60 fotografias autorais, imagens de arquivos familiares e registros dos participantes das oficinas Leitura Fotográfica. As obras, distribuídas entre molduras, colchas e porta-retratos, retratam cenas do cotidiano em Caraguatatuba, evocando lembranças afetivas como abraços de avós, almoços em família e a infância.
Já a exposição Teares: Encontro de Culturas, do Ponto de Cultura Viva – Espaço Hartãt Acervo Indígena, apresenta tecidos artesanais que narram histórias de comunidades tradicionais do Brasil, Peru e Ásia. A tecelagem milenar simboliza identidade, espiritualidade e a conexão entre o homem e a natureza, celebrando a riqueza cultural dos povos originários.
Serviço
- Evento: Roda de conversa e Sarau do Vinil
- Data: Sábado, 18 de outubro
- Horário: A partir das 15h
- Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc)
- Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
- Visitação: De terça a sábado, das 10h às 18h
- Entrada gratuita




