IBGE promove encontro nacional para discutir a produção de informações sobre favelas

Há, ainda, as propostas de se identificar novas formas de representação e informações ainda não captadas em comunidades urbanas
Há, ainda, as propostas de se identificar novas formas de representação e informações ainda não captadas em comunidades urbanas
Além de discutir e revisar a nomenclatura e o conceito “aglomerado subnormal”, o encontro servirá para consultar e identificar outras demandas - Foto: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, o I Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil, em Brasília (DF). Estão presentes no encontro representantes da Central Única das Favelas (CUFA), do Observatório das Favelas, Observatório das Metrópoles, Uniperiferias, além de Federações estaduais, Governo Federal e Ministério Público. O encontro acontece no St. Paul Plaza Hotel, Quadra 02 BL H – Asa Sul, Brasília (DF), com transmissão pelo canal https://eventos.ibge.gov.br/infofavela2023/transmissao.

O objetivo é promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos com a temática, para que sejam pensadas e edificadas novas abordagens em relação às favelas e comunidades urbanas brasileiras quanto à produção, análise e disseminação de informações estatísticas.

“Durante o encontro, vamos refletir coletivamente sobre as representações construídas pelo IBGE a respeito das favelas e comunidades urbanas brasileiras, considerando a possibilidade de suprimir o uso da nomenclatura “aglomerado subnormal” nas bases e materiais de divulgação do Censo de 2022, substituindo-o por outra que possa servir também como ponto de partida para a futura reformulação do conceito, visando à preparação de novas pesquisas”, afirmou o Coordenador de Geografia, Cayo Franco.

Além de discutir e revisar a nomenclatura e o conceito “aglomerado subnormal”, o encontro servirá para consultar e identificar as demandas de órgãos públicos, organizações da sociedade civil e academia envolvidos ou interessados na temática de favelas e comunidades urbanas.

Há, ainda, as propostas de se identificar novas formas de representação e informações ainda não captadas em favelas e comunidades urbanas no IBGE e, também, de se verificar as possibilidades para aprimoramento das metodologias e ferramentas de coleta e supervisão de operações estatísticas e geoespaciais em favelas e comunidades urbanas.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia