O vereador Rodrigo Ramos Soares (PSDB), o Rodrigo Alemão, sobe o tom de voz continuamente contra o prefeito Ademário Oliveira, que é do mesmo partido. O choque entre ambos ocorre pelo desencontro de ideias na forma de administrar Cubatão.
Para ele, é preciso restabelecer o eixo de progresso da cidade com ações visando reforçar o setor industrial da cidade, que segundo o parlamentar, está bastante enfraquecido. Ainda na opinião dele, é preciso melhorar a área de saúde e demais serviços básicos.
“A prefeitura está parada e o povo, sem perspectiva nenhuma, está indo embora de Cubatão”, observa o parlamentar. Ele baseia a “escapada” no Censo 2010, que apontava que das nove cidades da Baixada Santista, Cubatão era a quinta cidade mais populosa.
O número caiu na última mostra. Pelo Censo 2022, Cubatão agora está em sexto lugar, com queda de 118.720 para 112.471 habitantes. “A solução dos cubatenses contra a inércia da prefeitura vem sendo a de sair da cidade”, revolta-se o vereador.
As falas duras contra a falta de determinação do prefeito Ademário Oliveira repercutem junto à população, que também faz coro nas críticas à inércia do governo municipal.
Por falar no mesmo tom de voz do povo, o nome do vereador aparece forte nas pesquisas de opinião relacionadas às eleições municipais de 2024.
Dentro da realidade virtual, Rodrigo Alemão, que cumpre seu segundo mandato, tem sido “eleito” para ser o próximo prefeito de Cubatão. Indagado sobre o sucesso nas intenções de votos, onde aparece frequentemente com boas marcas, ele assinala a contradição: “Fico contente por ter o nome bem avaliado e triste porque a cidade está em baixa, essa situação de caos administrativo não é nada boa. Eu estou igual ao povo, muito ansioso para tirar a cidade desse momento difícil”.
Ele acredita que embora as suas falas sejam duras, a sua mensagem tem boa ressonância junto à população porque tanto o vereador como o morador sofrem com a baixa estima da cidade, que é o efeito da inoperância da prefeitura e que também joga Cubatão numa grave crise institucional.
A atuação de Rodrigo Alemão é voltada às áreas que outrora fizeram o município e seus habitantes serem vistos com orgulho no cenário regional e estadual: educação, cultura e esportes. É nesse tripé que ele sustenta a sua plataforma e nele pretende buscar a prefeitura para resgatar a cidade.
Tendo em vista a quebra de compromisso do prefeito com a população, o vereador, que já havia rompido com Ademário Oliveira em 2021, revela que vai sair do PSDB e já conversa com integrantes do Republicanos e do PSB, partidos bem próximos ao seu perfil político.