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Semil reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e o bem-estar de todos seus usuários

Governo do Estado de São Paulo tem promovido investimentos que totalizam mais de R$ 150 milhões para melhorias no sistema
Foto: Governo do Estado de São Paulo

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Após a reportagem publicada no jornal LEIA sobre os problemas que os usuários relataram ao utilizar o sistema de travessias no litoral paulista, em nota, a Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do Estado de São Paulo, por meio do DH (Departamento Hidroviário) reafirmou o seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e com a segurança e bem-estar de todos seus usuários.
De acordo com a Pasta, o Governo do Estado de São Paulo tem promovido investimentos que totalizam mais de R$ 150 milhões, direcionados à modernização das embarcações, reforma das estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias tecnológicas para otimização da gestão de filas e do atendimento. Confira abaixo os investimentos realizados em prol de melhorias no sistema:

Reformas de Infraestrutura em terminais e estação

A gestão Tarcísio implementou importantes reformas de infraestrutura. A estação Vicente de Carvalho foi reformada com um investimento de R$ 6,8 milhões, e o Flutuante DH-IV foi construído por R$ 8 milhões, oferecendo duas passarelas e capacidade para operações simultâneas. A reforma da Estação Praça da República está em andamento, com um custo de R$ 5,6 milhões.
No início de 2024, o Flutuante DH III em Ariri foi concluído, facilitando a travessia entre Cananéia e Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões.
Atualmente, a Travessia São Sebastião/Ilhabela está sendo reformada, com investimentos de R$ 6,9 milhões para o atracadouro de São Sebastião e R$ 6,3 milhões para o de Ilhabela. As melhorias, previstas para conclusão neste mês de setembro, incluem flutuantes metálicos e passarelas, visando maior segurança e conforto para os usuários.

Entregas Realizadas

Embarcações entregues em 2023

Somente em 2023, foram entregues cinco embarcações para o sistema de travessias litorâneas – investimento de R$ 34,6 milhões. Dessas cinco embarcações, as duas primeiras atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-26 e FB-14), e as outras três (FB-25, FB-29 e FB-19) atendem a travessia de São Sebastião-Ilhabela:
FB-26: R$ 4,9 milhões, capacidade para 28 veículos e 96 pedestres.
FB-14: R$ 3,9 milhões, capacidade para 24 veículos e 91 pedestres.
FB-29: R$ 6,7 milhões, capacidade para 36 veículos e 140 pedestres.
FB-19: R$ 8,7 milhões, capacidade para 40 veículos e 150 pedestres.
FB-25: R$ 10,1 milhões, capacidade para 65 veículos e 359 pedestres.

Embarcações entregues em 2024

Em 2024, já foram entregues três embarcações reformadas e renovadas, com um investimento total de R$ 23,4 milhões:
FB-21: R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres (Santos-Guarujá).
FB-28: R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres (São Sebastião-Ilhabela).
FB-27: R$ 8,5 milhões, capacidade para 48 veículos e 216 pedestres.

Embarcações a serem entregues em 2024 – Em reforma:

Para o segundo semestre de 2024, outras três embarcações estão em fase final de reforma, totalizando R$ 30,5 milhões em investimentos:
FB-30: R$ 8,3 milhões, capacidade para 56 veículos e 320 pedestres.
FB-10: R$ 9,1 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.
Lancha Canéu: R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres.

Embarcações iniciando reforma a serem entregues em 2025:

Total de investimento de R$ 46,3 milhões
FB-11: R$ 10,8 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.
FB-05: R$ 6,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.
FB-15: R$ 4,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 96 pedestres.
LS-02: R$ 5,4 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres
FB-16: R$ 4 milhões, capacidade para 10 veículos e 60 pedestres
LS-05: R$ 6 milhões, capacidade para 450 pedestres
FB-18: R$ 8,9 milhões, capacidade para 32 veículos e 244 pedestres
Investimento em motores e reversores: R$ 7,6 milhões

Melhorias na Prestação de Serviços

Também foi contratada uma empresa especializada para verificar peso e dimensões de caminhões na Travessia São Sebastião/Ilhabela, em conformidade com a Resolução SEMIL Nº 79, que limita a passagem de caminhões grandes em horários de pico. Isso visa melhorar a gestão do transporte de caminhões e reduzir o tempo de espera.
Além disso,  também houve contratação de equipe para apoio nas filas de embarque e desembarque, melhorando a organização e fornecendo orientação aos usuários.
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