Na última semana os arredores do arquipélago de Ilhabela foi palco de um raro registro da vida marinha, tendo sido avistada uma Tartaruga-de-Couro, tida como a maior espécie de tartaruga do mundo. As imagens foram feitas e publicadas pelo fotógrafo Rafael Mesquita.
Ameaçado de extinção, o réptil pode chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar 700kg. Além do tamanho, ela se difere das outras tartarugas não só pela aparência, mas por suas características fisiológicas, como a cabeça parcialmente ou não retrátil e longas nadadeiras, além de ser um dos animais marinhos com mergulhos mais profundos, tendo sido registradas em profundidades de quase 1300 metros.
Ao postar o vídeo, feito por drone, Rafael Mesquita classificou o encontro como um “privilégio” e explicou que “as principais ameaças a elas são a degradação do ambiente marinho, o bycatch, as ações humanas no mar e nos litorais (principalmente emalhe e atropelamentos), a poluição química e física do oceano e a poluição luminosa das praias.”
“Essa aí teve sorte de sobreviver até hoje e eu tive a sorte de encontrá-la”, completou.
Confira as imagens:
https://www.instagram.com/reel/C99ntRtOeg2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==