Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Cubatão não é um único bairro’: moradores reclamam da falta de zeladoria no município

Falta de acessibilidade, calçadas quebradas e negligência na saúde são algumas demandas
Falta de manutenção nas vias públicas continua sendo motivo de reclamação I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Durante o período eleitoral em Cubatão, os munícipes frequentemente expressam suas opiniões sobre a situação em que o município se encontra. As falas populares nesses momentos refletem uma série de insatisfações e reivindicações. Em contrapartida, ao sair nas ruas da cidade é comum ver dezenas de bandeiras, panfletos e pessoas expressando seus apoios a políticos locais.

De acordo com o aposentado Silvio de Souza, 61 anos, morador do bairro Parque Fernando Jorge, nos últimos anos, Cubatão sofreu com a falta de administração. Ele, que recentemente sofreu um acidente doméstico que afetou sua locomoção, alega que é difícil transitar pelas calçadas da cidade, que precisam de manutenção. “Se você quer saber se essa é uma boa administração, é só abrir a porta da sua casa e ver”, diz.

Cubatense de nascença, o aposentado também aponta a falta de manutenção de alguns próprios públicos e os perigos que muitos oferecem à população, inclusive, tendo diversos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

O morador ainda diz que muitos bairros da cidade estão carentes de manutenção, enquanto outros recebem diversos reparos. “Cubatão não é um único bairro”, finaliza.

Também abordada, uma empresária de 31 anos que não quis se identificar, diz que viu a cidade declinar. “A cidade está toda esburacada, sucateada e sem perspectivas nenhuma de melhorias nos últimos anos”, relata. Apesar de não residir mais em Cubatão, ela destaca que continua exercendo seu papel como cidadã e votando no município.

A falta de manutenção nas vias públicas continuou sendo motivo de reclamação. Um morador da Vila Nova, de 33 anos, também apontou que no bairro há muitas ruas esburacadas. Mas, além disso, há falta de emprego e precariedade na saúde. “Existe escassez de médicos também, de medicamentos principalmente, o que tem tornado a vida da gente que mora em Cubatão cada vez mais difícil. Esses problemas precisam de soluções que venham melhorar a qualidade de vida aqui do pessoal que mora na cidade.”

Negligência

Em julho, uma criadora de conteúdo digital de Cubatão compartilhou, em seu perfil do Instagram, um caso de negligência médica que sua mãe sofreu na cidade. Stefany Vidal disse que médicos deixaram panos cirúrgicos dentro de sua mãe, Maria Luciene Vidal, que passou por uma cirurgia há cerca de dois anos.

O material cirúrgico só foi descoberto porque a munícipe começou a sentir fortes dores. “O intuito de compartilhar com vocês é pela minha indignação de ver minha mãe sofrendo por uma incompetência médica. Que a saúde de Cubatão está um caos todos nós já sabemos, a pergunta é: até quando?”, declarou.

Outro lado

Em nota enviada pela Assessoria de Imprensa, a Prefeitura de Cubatão garantiu que realiza melhorias nos bairros, como a recuperação de calçadas e drenagem, com destaque para intervenções no Parque Fernando Jorge e Vila Nova. Disse ainda que o Edifício Castro passará por reforma para habitação social, com obras em fase de licitação.

Sobre Cultura, a Secretaria afirma compromisso com o setor, destacando ações como o Projeto ‘Vale das Artes’, eventos municipais e revitalização de equipamentos públicos. E que a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc beneficiam artistas locais.

Sobre o caso da paciente Maria Luciene Vidal, informou que o caso aconteceu sob outra gestora, mas que a atual direção do Hospital Municipal já tomou medidas de segurança. E que ações de capacitação foram implementadas desde a nova gestão.

Dias melhores

O candidato a prefeito de Cubatão pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Rodrigo Ramos Soares, o Rodrigo Alemão, fez uma avaliação para o LEIA do atual cenário do município. Segundo ele, a questão da falta de infraestrutura é a mais preocupante: “É uma das maiores falhas que existem em Cubatão, em razão também da falta mão de obra e de ferramentas de trabalho para que de fato se efetue a manutenção e conservação da cidade”.

Para solucionar o problema, Rodrigo Alemão propõe a criação de subprefeituras, que ficarão responsáveis pela manutenção dos bairros. O candidato também tem como meta melhorar a saúde, promovendo a valorização dos profissionais e a assistência aos bairros.

Rodrigo Alemão acrescenta que irá focar na saúde preventiva, com novas especialidades médicas nas unidades da periferia, como Cota 200, Vila Esperança e Vale Verde. Além de ampliar o horário de funcionamento das UBSs: “É impossível pensar em dias melhores para Cubatão sem antes refletir sobre os dias atuais. Com muito trabalho, nós vamos transformar nossa cidade”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia