A Prefeitura de São Sebastião informou que o volume de chuva registrado entre o final da tarde de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17) ultrapassou os 163 milímetros, o que equivale a 163 litros de água por metro quadrado. Os bairros mais afetados foram Toque-Toque Pequeno, Paúba, Boiçucanga, Maresias, Barra do Una, Itatinga, Barequeçaba e Juquehy.
LEIA TAMBÉM: Ilhabela sofre com fortes chuvas que deixam dois mortos
Com o grande volume de água, foram registrados pontos de alagamento em diferentes regiões do município, já que bueiros e bocas de lobo não conseguiram absorver toda a água da chuva. A situação não foi mais grave porque a prefeitura vem desenvolvendo, ao longo do ano, um trabalho contínuo de limpeza desses dispositivos, além de ações de drenagem em córregos e rios, o que contribuiu para o escoamento mais rápido das águas.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuaram em diversos bairros para desobstruir bueiros e bocas de lobo afetados pela descida de lama e pela presença de mato arrastado pelas enxurradas, garantindo a liberação do sistema de drenagem.
No bairro Itatinga, o córrego Mãe Izabel chegou a transbordar. Diante da situação, a Prefeitura abriu o Ponto Seguro localizado na Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), mas nenhuma família precisou ser encaminhada ao local.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas realizando vistorias em atendimento às solicitações recebidas pelo órgão. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas no município.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Centro de Operações Integradas pelo número 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.




