O Governo do Estado de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) o Projeto de Lei que atualiza o ranqueamento dos Municípios Turísticos e amplia de 70 para 78 o número de Estâncias Turísticas paulistas. Com o novo ranking, Caraguatatuba ocupa a 2ª posição entre as Estâncias Turísticas do Estado.
A proposta considera os estudos técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), responsável pela classificação e revisão periódica dos municípios turísticos.
Com o ranqueamento atualizado, oito Municípios de Interesse Turístico (MITs) foram promovidos à categoria de Estância após cumprirem integralmente os critérios legais. As oito estâncias com menor pontuação, que em ciclos anteriores poderiam retornar à condição de MIT, foram mantidas, já que a legislação permite até 80 Estâncias Turísticas no estado.
A nova configuração passa a contemplar 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico, todos com acesso a recursos do Dadetur, órgão responsável por financiar obras de infraestrutura turística. A atualização consolida o ciclo 2024/2025 e reforça São Paulo como referência nacional em política pública do turismo.
Caraguatatuba
Caraguatatuba, ou Caraguá, é a capital do Litoral Norte. Reconhecida pela forte integração entre natureza e cultura, a cidade reúne praias, cachoeiras, trilhas, além de apresentações musicais, teatro, festivais, esportes e uma ampla agenda cultural que movimenta moradores e turistas durante todo o ano.
Em 2025, de acordo com a prefeitura, o município intensificou de forma estratégica seu foco na criação e fortalecimento de produtos turísticos, na qualificação do trade e na promoção da cidade em diferentes frentes.
“O ano marca uma fase de maior integração técnica, ampliação dos cadastros no Cadastur, presença qualificada em feiras e eventos, atualização de processos e uma atuação alinhada às exigências do GAMT, fortalecendo a posição de Caraguatatuba no cenário estadual”, informou a administração.
A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, reforça que 2025 tem sido um ano de virada na consolidação dos produtos turísticos da cidade.
“Estamos organizando, qualificando e promovendo Caraguatatuba como um destino completo. O resultado é fruto de muito trabalho técnico e da dedicação das equipes e do trade. É uma conquista coletiva, que mostra o potencial que temos para crescer ainda mais”, afirmou.
A gestão municipal, ressaltou que a posição alcançada é resultado da soma de iniciativas que vêm sendo fortalecidas ao longo do tempo e que, neste ano, ganharam ritmo e direcionamento mais intenso. A cidade celebra o reconhecimento que amplia visibilidade, fortalece sua presença no mapa turístico paulista e reafirma o compromisso de Caraguá em desenvolver o turismo como motor de desenvolvimento.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Litoral Norte
Outras cidades da região também aparecem no ranking.
- Praia Grande ocupa a 7ª posição.
- São Sebastião está em 14ª.
- Santos aparece em 19ª.
- São Vicente e Guarujá ocupam 29ª e 34ª posições, respectivamente.
- Bertioga figura na 68ª posição.
- Ilhabela aparece na 78ª posição.
Estâncias Turísticas
A política de Estâncias Turísticas é histórica em São Paulo. Criada na década de 1940, permite que cidades com vocação turística recebam apoio estadual para desenvolver estrutura, atrativos e serviços. Em 2015, o modelo foi ampliado com a criação dos MITs, democratizando o acesso aos investimentos e fortalecendo o turismo paulista.
Para os visitantes, esse sistema resulta em destinos mais preparados, com infraestrutura qualificada, atrativos organizados e experiências aprimoradas.
Em agosto deste ano, a Alesp aprovou, por unanimidade, a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico, elevando o total para 214 MITs.



