Baseando-se na premissa da preservação da vida, a aplicabilidade da lei tem por função primária estabelecer critérios de abordagens, preservando a segurança do operador e de seus assistidos nos mais variados perfis de ocorrências. Nesses casos, a letalidade poderá ser atenuada com o uso da tecnologia, evitando repercussões negativas para as instituições governamentais e o surgimento de anomalias contraditórias de excessos cometidos.
O equipamento é utilizado pelas forças policiais americanas, com mais de 1.000 agências, e outros sessenta países, incluindo o Chile com sua referenciada polícia, os Carabineros, adotaram o equipamento BolaWrap modelo 150, que lança uma corda de kevlar com duas esferas, impedindo o movimento da pessoa até que seja devidamente imobilizada e conduzida.
Seguindo a nossa Lei Maior, a Constituição Federal, que afirma em seu Artigo 144: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, nos leva a objetivar, espelhando-se na diminuição significativa das mortes com o uso de BolaWrap em território estrangeiro, que sua implantação sirva como aconselhamento em território nacional BR.
BolaWrap está devidamente aprovado em território brasileiro e será de suma importância sua adoção pelo Senasp, refletindo na segurança de alunos em escolas, escoltas de presos, GCMs subordinadas aos municípios e cidades, polícias militares, tribunais, polícias civis e fronteiras.
O processo de implantação e os entendimentos técnicos
Vale lembrar que o Dr. Gonzaga Patriota, apresentou a proposta ao secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. Segundo o ex-parlamentar, Sarrubbo constituiu uma comissão técnica e autorizou a criação de uma comissão especial, da qual Patriota fará parte, para viabilizar a inclusão do dispositivo no Brasil. Ele afirmou que, após aprovação, o BolaWrap 150 poderá ser adquirido por órgãos de segurança pública.
O equipamento foi desenvolvido com a colaboração de inúmeras polícias, psiquiatras, psicólogos e especialistas do judiciário e segurança pública americanos, focados em minimizar os impactos do aumento da letalidade e lesão corporal durante as abordagens.
O National De-escalation Training Center (NDTC) é o Centro Nacional de Treinamento em Desescalada (Centro de Excelência em Ciência e Treinamento Policial), cuja sede nacional fica no Departamento de Polícia da Wayne State University, em Detroit, MI. O NDTC endossou o uso da tecnologia BolaWrap. É importante ressaltar que o NDTC é o líder reconhecido nos Estados Unidos (EUA) em incidentes de desescalada situacional e uso da força na aplicação da lei. Sua visão é criar a oportunidade de resultados positivos durante as interações entre polícia e cidadão. E assim afirmaram: “Como líder nacional no treinamento de desescalada, o Centro Nacional de Treinamento de Desescalada determinou que é protegido endossar o BolaWrap como uma ferramenta valiosa para os policiais. Como uma organização sem fins lucrativos altamente visível, somos muito cautelosos em fazer qualquer endosso, no entanto, o BolaWrap fornece um avanço tão significativo e contribuição para uma desescalada segura e eficaz em certas situações, que justifica este endosso”, disse o presidente e CEO do NDTC, Dr. Patrick Guamier.
Por: Leandro H Vettorello, especialista em Segurança pública internacional





Otima materia
Espero que seja implantado em breve