Segundo levantamento realizado pelo Serasa, em maio de 2023, existem 71,90 milhões de pessoas em situação de inadimplência.
E de olho nessa fatia de mercado, o Governo Federal iniciou um programa inédito, o Desenrola Brasil, essa política tem como objetivo trazer para o mercado essa fatia significativa da população brasileira.
Conforme o último Censo realizado em 2022, somos 203.062.512 milhões de brasileiros, e desse montante temos 35% de CPFs com restrições, ou seja, pessoas que de alguma forma estão fora do mercado consumidor, ou a margem do mercado de trabalho.
Infelizmente algumas empresas ainda consultam o SERASA do candidato e se estiver negativado, não consegue a vaga.
Qual o objetivo do Desenrola Brasil? É tirar esse consumidor que hoje esta a margem do mercado e inseri-lo novamente na economia, quando ele for ao banco ou nas empresas que estão fazendo parte do programa, em alguns casos poderá ter algum desconto e/ou condições favoráveis para saldar esse débito.
O Desenrola Brasil, somado a pressão para a queda nas taxas de juros e o desconto na aquisição de veículos novos, nos mostram que nosso atual governo busca aquecer a economia via consumo.
A escola de economia monetária pode arguir que estamos trabalhando com viés populista, pois com a entrada dessa demanda reprimida no mercado, vendas de carros e queda nas taxas de juros, poderemos ter uma elevação nas taxas inflacionárias, sim é verdade isto pode realmente acontecer.
Conforme projeção do IPEA, a expectativa de inflação para 2023 está em torno de 5% e, segundo a última medição, em junho, ela estava acumulada em 3,16%.
Não existe crescimento sem inflação, é preferível um pouco de inflação com mercado aquecido do que inflação sob controle com retração econômica. Esperamos que não somente esses 35% de consumidores se desenrolem, mas que todo o Brasil se desenrole com essas políticas econômicas da nova administração federal.
