“No primeiro momento tive medo, depois só senti prazer”, contou Adão, 60 anos, após subir em uma prancha de surf pela primeira vez durante a aula especial realizada neste sábado (8), em Maresias, São Sebastião, pelo programa Surf Para Todos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas (Abiep), já atendeu 6.331 pessoas até 30 de outubro.
“O Surf Para Todos é mais uma ação que reforça o compromisso do Governo do Estado em democratizar o acesso ao esporte. O mar, que é um símbolo de liberdade, se torna também um espaço de inclusão, aprendizado e cidadania”, afirmou a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.
A aula especial contou com a presença da própria coronel Helena Reis e do secretário de Esportes de São Sebastião, Ubiratan Mourão.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Entre os participantes estava Adão, que decidiu enfrentar o medo e encarar o mar pela primeira vez sobre uma prancha. Ele destacou a importância do programa: “Acho que todas as iniciativas que são gratuitas favorecem aqueles que não têm oportunidades”.
Já Guilherme Nóbrega, 34 anos, morador de Boiçucanga, participou com o objetivo de aprimorar sua prática e afirmou ter sentido segurança durante a aula.
“Com os professores na água você se sente mais seguro, e as instruções que eles passaram antes foram fundamentais, ajudaram bastante”, disse.
O Surf Para Todos segue até 30 de novembro, na Entrada 01 de Maresias, com aulas gratuitas de quinta a domingo, das 9h às 17h. A última etapa da edição 2025 acontecerá na Praia do Guaecá, também em São Sebastião, entre 4 de dezembro e 15 de fevereiro.



