Guarujá foi palco da terceira etapa do Projeto Verão no Clima, que reuniu cerca de mil pessoas em busca de conscientização ambiental e diversão, na última terça-feira (04). A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), contou com apoio da Prefeitura, e foi um grande sucesso, atraindo munícipes e turistas durante o feriado de Carnaval.
A programação teve início com um mutirão de limpeza na Praia da Enseada, em que os participantes se uniram para retirar resíduos da faixa de areia, com objetivo de combater a poluição e promover a preservação do meio ambiente. Além disso, diversas atividades recreativas e educativas marcaram o dia, como a prática de frescobol e aulas de FitDance, que garantiram a diversão dos participantes.
A ação contou ainda com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, e da coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semil, Malú Freire. Além disso, representando a sociedade civil, as ONGs (Organizações Não Governamentais) locais, como o Instituto Gremar e o Centro Comunitário da Conceiçãozinha, participaram do evento por meio do Projeto Eco-Comunidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, Bruno Tacon Cardoso, a ação reforça o compromisso do Município em participar e desenvolver atividades que promovam educação ambiental. “Além disso, é uma oportunidade valiosa de envolver os veranistas na preservação do nosso litoral”, destacou.
Oficinas
Uma das principais atrações foi a tenda “Ilha da Sustentabilidade”, que apresentou diversas iniciativas inovadoras. Dentre elas, se destacou a trituração de tampinhas plásticas por meio de uma bicicleta ergométrica, promovendo uma abordagem lúdica e educativa sobre a reciclagem.
Na tenda “Brilha no Clima”, um espaço dedicado à valorização da mulher e da sustentabilidade, mais de 250 mulheres tiveram a oportunidade de realizar tranças e tererês nos cabelos de maneira gratuita e com produtos totalmente sustentáveis.
Já a “Arte 8 Reciclagem”, por sua vez, derreteu os fragmentos de tampinhas para transformá-los em novos objetos, como chaveiros, peões e até medalhas do próprio evento, mostrando de forma criativa como resíduos podem ganhar nova vida. Também houve uma oficina de reutilização de materiais plásticos, incentivando a criatividade e a redução de desperdícios.
Para registrar o momento, foi montado um espaço Instagramável onde os participantes puderam tirar fotos e guardar na memória esse grande dia de conscientização e diversão.
No local, bebedouros foram disponibilizados para o público e um espaço educativo voltado para as crianças, onde elas puderam aprender de maneira lúdica sobre a importância do saneamento básico e a preservação da vida marinha.
Ao final do evento, os resíduos coletados, junto aos gerados pelas atividades do próprio evento, foram encaminhados para uma cooperativa de reciclagem local, garantindo que a ação fosse também sustentável em sua totalidade.
Próxima etapa
A ação, que conta com patrocínio da Sabesp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e produção da X3M, segue para sua última etapa em Praia Grande, no próximo sábado (15).