Search
Close this search box.

Quase mil pessoas participam do Projeto Verão no Clima em Guarujá

Ação contou com um mutirão de limpeza na Praia da Enseada, em que os participantes se uniram para retirar resíduos da faixa de areia
Verão no Clima I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Guarujá foi palco da terceira etapa do Projeto Verão no Clima, que reuniu cerca de mil pessoas em busca de conscientização ambiental e diversão, na última terça-feira (04). A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), contou com apoio da Prefeitura, e foi um grande sucesso, atraindo munícipes e turistas durante o feriado de Carnaval.

A programação teve início com um mutirão de limpeza na Praia da Enseada, em que os participantes se uniram para retirar resíduos da faixa de areia, com objetivo de combater a poluição e promover a preservação do meio ambiente. Além disso, diversas atividades recreativas e educativas marcaram o dia, como a prática de frescobol e aulas de FitDance, que garantiram a diversão dos participantes.

A ação contou ainda com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, e da coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semil, Malú Freire. Além disso, representando a sociedade civil, as ONGs (Organizações Não Governamentais) locais, como o Instituto Gremar e o Centro Comunitário da Conceiçãozinha, participaram do evento por meio do Projeto Eco-Comunidade.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, Bruno Tacon Cardoso, a ação reforça o compromisso do Município em participar e desenvolver atividades que promovam educação ambiental. “Além disso, é uma oportunidade valiosa de envolver os veranistas na preservação do nosso litoral”, destacou.

Oficinas

Uma das principais atrações foi a tenda “Ilha da Sustentabilidade”, que apresentou diversas iniciativas inovadoras. Dentre elas, se destacou a trituração de tampinhas plásticas por meio de uma bicicleta ergométrica, promovendo uma abordagem lúdica e educativa sobre a reciclagem.

Na tenda “Brilha no Clima”, um espaço dedicado à valorização da mulher e da sustentabilidade, mais de 250 mulheres tiveram a oportunidade de realizar tranças e tererês nos cabelos de maneira gratuita e com produtos totalmente sustentáveis.

Já a “Arte 8 Reciclagem”, por sua vez, derreteu os fragmentos de tampinhas para transformá-los em novos objetos, como chaveiros, peões e até medalhas do próprio evento, mostrando de forma criativa como resíduos podem ganhar nova vida. Também houve uma oficina de reutilização de materiais plásticos, incentivando a criatividade e a redução de desperdícios.

Para registrar o momento, foi montado um espaço Instagramável onde os participantes puderam tirar fotos e guardar na memória esse grande dia de conscientização e diversão.

No local, bebedouros foram disponibilizados para o público e um espaço educativo voltado para as crianças, onde elas puderam aprender de maneira lúdica sobre a importância do saneamento básico e a preservação da vida marinha.

Ao final do evento, os resíduos coletados, junto aos gerados pelas atividades do próprio evento, foram encaminhados para uma cooperativa de reciclagem local, garantindo que a ação fosse também sustentável em sua totalidade.

Próxima etapa

A ação, que conta com patrocínio da Sabesp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e produção da X3M, segue para sua última etapa em Praia Grande, no próximo sábado (15).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *