A Prefeitura de Ilhabela participou da etapa São Paulo da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada nesta semana na capital paulista. O encontro foi promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e marcou a retomada da conferência nacional após 16 anos, restabelecendo um espaço de diálogo entre o poder público, entidades representativas do setor e pescadores artesanais do estado de São Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsAppp – clique aqui
Representaram Ilhabela o secretário de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Antonio Cornélio de Morais Filho; a diretora de Pesca, Agricultura e Aquicultura, Maira Barreto de Oliveira Costa; a presidente da Colônia de Pescadores, Dona Ditinha; e o pescador artesanal Adilson Rosa.
Ao longo da conferência, representantes do poder público, pescadores, aquicultores e entidades da sociedade civil participaram de grupos de trabalho para identificar desafios e definir prioridades para o setor. Os debates resultaram na elaboração de documentos oficiais que serão incorporados ao processo de construção de políticas públicas nacionais, entre eles a Ata da Plenária, a Lista de Delegados Eleitos, o Caderno de Propostas da etapa paulista e o Relatório Consolidado.
Entre os resultados do encontro, Maira Barreto de Oliveira Costa foi eleita delegada suplente da etapa paulista. Ela passará a integrar a representação do estado nas próximas fases da conferência, prevista para ocorrer em novembro de 2026, com a participação de 605 delegados de todo o país.
“A nossa participação na conferência representa mais uma oportunidade de defender os interesses das comunidades pesqueiras locais e contribuir para a construção de políticas públicas que valorizem a pesca artesanal, promovam o desenvolvimento sustentável e garantam melhores condições de trabalho e renda para quem vive da atividade”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL)



