Por determinação do prefeito Toninho Colucci (PL), a prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aplicou uma multa de meio milhão de reais à Sabesp devido ao extravasamento de esgoto na Estação Elevatória “Santos Dumont”, localizada no antigo Campo de Aviação. O incidente, ocorrido no dia nove de fevereiro, domingo, resultou no lançamento de esgoto em logradouro público e no escoamento para a Praia do Engenho D’Água, contaminando a areia e o mar.
A situação se agravou com o transbordamento em outros dois pontos próximos, onde o esgoto atingiu bueiros de drenagem pluvial e alcançou a praia, causando um severo impacto ambiental.
O problema teve origem na estação elevatória localizada em frente ao Píer do Engenho D’Água, que atende diversos bairros desde a Vila – centro histórico da cidade. Quando os agentes de fiscalização da prefeitura chegaram ao local, se depararam com técnicos da Sabesp que tentavam identificar a causa do vazamento. Foi constatado que a bomba da elevatória estava quebrada, assim como a bomba reserva, que deveria ter sido acionada para evitar a falha do sistema.
A fiscalização ambiental da prefeitura monitora a Sabesp de forma constante, e somente neste ano a empresa já recebeu sete notificações por vazamentos de esgoto. O governo municipal reforça que continuará autuando a concessionária sempre que forem identificadas falhas graves que comprometam o meio ambiente e a qualidade de vida da população.
Na última terça-feira (11), o prefeito juntamente com o Secretário de Governo, Lucas Oliveira e o Adjunto, Maurício Calil, reuniu os representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Habitação, Saúde, Jurídico e Vigilância Sanitária, para intensificar as ações de fiscalização e controle da operação da Sabesp na cidade.
A prefeitura reforça que o descaso da Sabesp com a infraestrutura de saneamento do município é inaceitável e será combatido com rigor. O morador que constatar qualquer vazamento de esgoto, pode realizar a denúncia via Whatsapp pelo número (12) 99797-3829.