Paratleta da natação de Caraguá bate recorde no Campeonato Brasileiro de Jovens Sub-16

Arthur Demétrio faturou cinco medalhas e bateu o recorde da prova dos 100 metros borboleta na competição e conquistou o ouro
Da Redação
4 Min. de Leitura

O atleta da equipe de natação paralímpica de Caraguatatuba, Arthur Demétrio, 13 anos, voou na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana (18 e 19) no Campeonato Brasileiro de Jovens, categoria sub-16, faturou cinco medalhas (prata nos 50 metros livre, nos 100metros livre, nos 200 metros medley, 100 metros costas) e bateu o recorde da prova dos 100 metros borboleta na competição e faturou o ouro.

Demétrio treina há um ano e meio no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), no Jardim Britânia, com o treinador Thiago Intrieri. “O Arthur é surpreendente, porque, normalmente, atletas levam até três anos para se destacarem. Melhorou o tempo dele em todas as provas nessa última competição. Foi surpreendente, tem muito potencial”, afirmou.

O atleta não esperava o resultado. “Queria somente baixar meus tempos nas provas que ia competir e consegui. Quando vi no painel, que tinha chegado em primeiro lugar nos 100 metros borboleta e ainda bati o recorde, tive uma explosão de alegria na piscina”, contou.

A próxima competição será a etapa final nacional dos Jogos Escolares, entre os dias 24 e 29 de novembro. Arthur está treinando forte para alcançar bons resultados nas provas. Será um dos cinco atletas de Caraguatatuba que representarão a Seleção Paulista na disputa.

Tanto Arthur quanto Thiago integram o programa “Inclusão em Movimento”, do governo municipal,  que tem como objetivo fortalecer a educação e o esporte inclusivos, estimular o desenvolvimento e prática da atividade física, potencializar as modalidades paradesportivas para o desenvolvimento de talentos para o esporte de rendimento paralímpico, em Caraguatatuba.

Para a secretária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, o sucesso de Arthur Demétrio demonstra o quanto o município tem paratletas e técnicos talentosos.

“Caraguatatuba retomou, este ano, a valorização das práticas esportivas para pessoas com deficiência por meio do programa “Inclusão em Movimento”. A cada competição, tanto na natação quanto no atletismo, nossos atletas e técnicos se destacam. Nossa equipe brilha com o trabalho desenvolvido no programa”, declarou a secretária.

Visita

Nos treinos de quarta-feira no Cemug (22), os paratletas da natação receberam a visita de Nicolas Silvestre, 19 anos, que treinou na piscina com a equipe de Caraguatatuba.

Silvestre foi campeão mundial sub-18, em 2024. No último campeonato brasileiro bateu o recorde 200m medley e 100m costas, e foi campeão também nos 100m peito e 400m livre. Seu início foi em Caraguatatuba, onde foi treinado por Intrieri durante nove anos. “Caraguá e o Thiago foram minha base para chegar onde estou, sem dúvida”, declarou.

O atleta se prepara para o Sul-Americano, ano que vem, na Colômbia, para os Jogos Parapan-Americanos, em 2027, em Lima (Peru), e, para a meta principal, os Jogos Paralímpicos em 2028, em Los Angeles (EUA).

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- publicidade -