O velejador de Ilhabela Mateus Isaac foi recebido nessa segunda-feira (13) após garantir a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023. O atleta, que desfilou pelas ruas do município em um caminhão do Corpo de Bombeiros acompanhado pelo técnico e velejador Bruno Prada, foi recepcionado pelo prefeito Toninho Colucci, população e autoridades na Escola Municipal de Vela Lars Grael.
Grandes nomes no cenário internacional da vela, como o maior medalhista olímpico do Brasil, Robert Scheidt e o caiçara e velejador prata da casa, Beto de Jesus – Beto de Mazinho também marcaram presença na recepção.
O prefeito Toninho Colucci parabenizou o atleta pela conquista tão importante para o Brasil e para o município. “É uma alegria receber um medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Essa conquista não é apenas de Ilhabela, mas também do Brasil. Parabenizo ao Mateus, ao treinador Bruno Prada e a Ilhabela, que é reconhecida como a capital nacional da vela”, destacou.
Mateus Isaac ressaltou a alegria em trazer a medalha de ouro mesmo após dificuldades no campeonato. “Foi muito legal ter participado desse evento, foi uma competição difícil, mas conseguimos essa vitória e agora vou continuar treinando para os Jogos Olímpicos de 2024”, frisou.
Trajetória
O velejador possui diversas conquistas ao longo de sua carreira. Em 2021 conquistou o 2º lugar no Campeonato Italiano de iQFoil e a medalha de bronze no Campeonato Europeu de iQFoil. Além disso, conquistou o título de campeão na Copa Brasil de Vela em Ilhabela e no Sul-Americano iQFoil 2021.
Em 2022, liderou o Ranking Mundial de iQFoil, além de alcançar o lugar mais alto do pódio na Ultramaratona de iQFoil em Lanzarote. O atleta ainda foi campeão na iQFoil International Games, no Campeonato Sul-Americano iQFoil e na Copa Brasil de Vela. Atualmente, o velejador se prepara para os Jogos Olímpicos Paris 2024.