O Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) recebe, a partir deste sábado (21) até 6 de março, a instalação de realidade mista “Eu, meu avô e os bois”, do artista Marcus Vinicius Vasconcelos. A obra propõe uma experiência imersiva que combina espaço expositivo físico e realidade virtual interativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp – clique aqui
Desenvolvida durante o mestrado RE: Anima – European Joint Master in Animation, a instalação explora a relação entre memória, subjetividade e tecnologia. A narrativa aborda as lembranças de infância do autor com o avô, a partir de uma construção artística que dialoga com aspectos emocionais e familiares.
Diferentemente de experiências tradicionais de realidade virtual que buscam o hiper-realismo, o projeto adota um estilo ilustrativo com imagens bidimensionais. O ambiente físico, construído com azulejos, dialoga com o espaço virtual, criando uma ambientação que articula memória e autorreflexão.
A exposição conta com fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura, além de apoio da Prefeitura de Santos.
A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 19h30, e aos sábados, das 14h às 18h. A entrada é gratuita. O Miss está localizado na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, em Santos.
Oficinas gratuitas
Além da exposição, o projeto oferece duas oficinas gratuitas nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, das 14h30 às 17h30.
Ministradas por Marcus Vinicius Vasconcelos, as atividades apresentam aspectos teóricos e práticos sobre o uso de animação em rotoscopia para produção de conteúdo em realidade virtual. No primeiro momento, o artista detalha o processo criativo da obra. Em seguida, os participantes realizam vivências em realidade virtual e exercícios práticos.
São disponibilizadas dez vagas por data. As inscrições devem ser feitas por meio do link informado pela organização do evento.




