Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguá

Em vez de consumir energia para funcionar, o BikeCine gera sua própria energia a partir do movimento das pedaladas do público
Da Redação
5 Min. de Leitura

Já pensou em um cinema totalmente movido a bicicletas? Esta é a proposta do BikeCine – um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, Caraguatatuba recebe pela primeira vez o projeto no dia 15/11 (sábado), na Praça da Cultura, com sessões gratuitas e ao ar livre a partir das 19 horas.

No BikeCine o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas, sendo 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.

Os ingressos já estão disponíveis e podem ser emitidos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/2wd4e5sn e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação na cidade inicia exibindo uma sessão com filmes em curta-metragem, em seguida, a animação “Divertida Mente 2″, a sequência da cativante da Disney Pixar, agora com a personagem Riley num salto temporal, passando pela temida pré-adolescência, relatada de forma leve e divertida.

Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade. O circuito 2025 Festival BikeCine, patrocinado pela EDP, contempla 10 cidades nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê: Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano, Caçapava, Biritiba Mirim e Taubaté já receberam as sessões deste ano. Além de Caraguatatuba, o projeto ainda segue para Pindamonhangaba, Lorena e Salesópolis.

A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público. O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento.

Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas. A programação em todas as cidades também pode ser acompanhada pelo site https://bikecine.com.br/

O projeto Festival BikeCine em Caraguatatuba é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da EDP, apoio do Governo Municipal e da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), com produção BikeCine.

Como funciona a energia do BikeCine

Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o BikeCine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão ocorrer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.

O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais.

Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência. Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, em parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.

Serviço 

Festival BikeCine em Caraguatatuba l Curtas-metragens e ‘Divertida Mente 2’ 
Dia 15/11 – sábado – às 19h e 20h Praça da Cultura – Centro
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta
Entrada gratuita

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- publicidade -