Publicidade
Search
Close this search box.

Baixa temporada no Litoral Norte de São Paulo oferece experiências únicas aos turistas

Baixa temporada traz uma série de vantagens, como clima mais seco, menor fluxo de turistas, preços mais acessíveis e uma experiência mais tranquila e autêntica
Região vem se consolidando como um destino completo e diversificado, com foco em segurança, sustentabilidade e inovação I Foto: Lailson Santos - Sectur Ilhabela

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Com o final do verão se aproximando, o Litoral Norte de São Paulo começa a entrar na baixa temporada. No entanto, engana-se quem pensa que os motivos para visitar a região também se encerram. A baixa temporada traz uma série de vantagens que tornam o destino ainda mais atrativo, como clima mais seco, menor fluxo de turistas, preços mais acessíveis e uma experiência mais tranquila e autêntica.

As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba integram o Circuito Litoral Norte de São Paulo e têm trabalhado continuamente para fomentar o turismo durante todo o ano, combatendo a sazonalidade. Com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e do Ministério do Turismo, a região vem se consolidando como um destino completo e diversificado, com foco em segurança, sustentabilidade e inovação.

Vantagens da baixa temporada no Litoral Norte de São Paulo

Menor fluxo de turistas

Com menos visitantes, as praias, atrativos e restaurantes ficam mais tranquilos, proporcionando uma experiência mais relaxante e sem longas filas. Ou seja, a região oferece mais espaço para aproveitar as belezas naturais com tranquilidade.

Preços mais acessíveis

Durante a baixa temporada, hotéis, pousadas e restaurantes costumam oferecer tarifas mais atrativas, permitindo que os turistas estendam sua estadia ou explorem mais opções de passeios e gastronomia.

Clima agradável

O outono e o inverno no Litoral Norte são marcados por dias ensolarados e temperaturas amenas, ideais para atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de bicicleta e ecoturismo. A chance de chuva é menor, garantindo dias mais proveitosos.

Maior interação com a comunidade local

Com menos turistas, há mais oportunidades de interagir com a comunidade caiçara, conhecendo sua cultura, tradições e sabores locais. A baixa temporada também é ideal para experiências de Turismo de Base Comunitária, que valorizam a preservação da cultura e do meio ambiente.

Flexibilidade e conforto

A menor demanda por serviços turísticos também permite maior flexibilidade na escolha de horários, atividades e atrações, sem a necessidade de reservas antecipadas ou preocupação com lotação.

Roteiros para o ano inteiro

O Litoral Norte de São Paulo se destaca por sua versatilidade, oferecendo roteiros para todos os perfis de viajantes. Com mais de 200 km de costa, a região é um paraíso para os amantes de sol e mar, com praias paradisíacas que atendem desde famílias em busca de águas calmas até surfistas e jovens em busca de agito. Mas também oferece roteiros de gastronomia, turismo náutico, turismo de base comunitária, ecoturismo, aventura e muito mais.

“A baixa temporada em Bertioga é uma oportunidade incrível para os turistas aproveitarem a cidade com mais tranquilidade, preços acessíveis e contato ainda mais próximo com a natureza”, destaca o secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha. Ele ressalta que a cidade está de portas abertas nas quatro estações, oferecendo trilhas, cachoeiras e parques naturais, além de eventos culturais e gastronômicos que movimentam a economia local.

Em Ilhabela, a baixa temporada é sinônimo de descobertas e aprofundamento na cultura local. “Quando a brisa bate mais forte e as cores e luzes do outono e inverno ganham a cena, o ritmo desacelera e é hora de curtir momentos únicos em Ilhabela”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger. Ele convida os turistas a explorarem as trilhas da Mata Atlântica, a praticarem montanhismo no Pico do Baepi, a observarem baleias-jubarte e golfinhos, e a se aventurarem em atividades náuticas e gastronômicas.

Caraguatatuba aposta em um calendário de eventos diversificado para atrair visitantes durante todo o ano. “O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, reformulou o calendário de eventos para movimentar a cidade durante todo o ano, combinando competições esportivas com festivais gastronômicos e atrações culturais”, explica a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo. Ela lembra também de eventos como os Festivais Caiçaras de Tainha e Camarão, Jazz e Vinhos, e Caraguá a Gosto, além da temporada de avistamento de baleias e a realização de feiras nacionais de turismo – uma novidade para este ano.

São Sebastião também se prepara para receber os turistas com uma série de iniciativas que valorizam o turismo responsável e sustentável. “A baixa temporada em São Sebastião é uma boa oportunidade para quem busca o contato com a nossa cidade de maneira mais tranquila”, afirma o secretário de Turismo, Leandro Pereira. Ele destaca a observação de baleias no Canal de São Sebastião, o patrimônio histórico e cultural da cidade, e os tradicionais luaus na Praia do Arrastão e em outras praias da Costa Sul.

Em Ubatuba, a baixa temporada é sinônimo de tranquilidade e contato mais próximo com a natureza. “Visitar Ubatuba na baixa temporada oferece uma série de benefícios, tornando a experiência mais tranquila e agradável”, reforça o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Nunes Miguel de Oliveira. Ele evidencia a menor movimentação, os preços mais acessíveis, a facilidade de acesso e estacionamento, e o clima ameno e com menos chuvas.

Sobre o Circuito Litoral Norte

O Circuito Litoral Norte de São Paulo é formado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que juntas oferecem uma diversidade de atrativos naturais, culturais e gastronômicos. A região, localizada a pouco mais de 100 km da capital paulista, vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país, com infraestrutura qualificada e iniciativas que promovem o turismo durante todo o ano.

Para conhecer as principais experiências do Litoral Norte acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias   

Consulte um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio em: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *