Apagão nacional deixa 25 estados e o DF sem energia elétrica

Um apagão nacional deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica nesta terça-feira. Todas as regiões do país foram afetados.
Um apagão nacional deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica nesta terça-feira. Todas as regiões do país foram afetados.
Site do ONS mostra em tempo real o consumo de energia elétrica no país. Às 8h31 aconteceu uma queda brusca devido à falha do Sistema Interligado Nacional | Reprodução/ONS

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um apagão no fornecimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu, na manhã desta terça-feira (15), ao menos 25 estados e o Distrito Federal (DF).

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), às 8h31 aconteceu uma falha no fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. No entanto, há registros de falhas em estados de todas as regiões do pais.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”Operador Nacional do Sistema em nota

De acordo com Ministério de Minas e Energia, às 10 horas da manhã o fornecimento de energia já havia sido reestabelecido nos estados do Sul e do Sudeste.

Na cidade de São Paulo, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata do Metrô foram afetadas pelo apagão nacional e registraram falhas no fornecimento de energia.

APENAS ESTADO DE RORAIMA NÃO FOI ATINGIDO

Única unidade da federação que não integra o SIN, o estado de Roraima foi o único a não ser afetado pelo apagão nacional desta terça-feira que deixou 25 estados e o DF sem energia eletrica.

De acordo com o ONS, o SIN é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.

A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia