O estudante Davi Shelmer dos Santos, de 14 anos, da EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, representou Caraguatatuba na segunda fase da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras), realizada na quarta-feira (17).
Davi conquistou a classificação após se destacar nas etapas preliminares, disputadas com outros cinco alunos da unidade. Na segunda fase, ele participou de uma prova de duas horas no nível 2 da competição e agora aguarda o resultado, previsto para o dia 26 de setembro. Caso avance, receberá medalha e certificado em cerimônia marcada para o dia 1º de outubro.
Com apoio da tradutora, o jovem comemorou a conquista:
“Eu consegui passar para a segunda fase e vou fazer de tudo para ir bem. Se eu não conseguir, não tem problema, mas vou tentar. Estudo em uma escola bilíngue, própria para alunos surdos, onde recebemos muito estímulo e aprendizado. Isso é fundamental para o nosso desenvolvimento. Essas provas são uma grande oportunidade e espero alcançar bons resultados. Conto com a torcida de todos vocês”, disse.
O que é a OBMLibras
Criada em 2022 pela educadora Maria Eduarda Rocha e organizada pela Sinaliza Edu, a Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras é uma competição científica nacional voltada para estudantes surdos. Todas as questões são apresentadas em vídeos com legendas e interpretação em Libras.
A prova é aplicada simultaneamente em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e conta com 12 questões de múltipla escolha, elaboradas por professores surdos e ouvintes. O principal objetivo é promover a inclusão e ampliar o acesso à educação científica, oferecendo uma competição matemática totalmente adaptada à língua de sinais.
Saiba mais: Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba



