A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (31) uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com atividades em unidades básicas de saúde do município.
As ações seguem até o dia 10 de abril e incluem palestras, rodas de conversa e orientações a pais e responsáveis, além de atividades educativas em salas de espera.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e incentivar o diagnóstico precoce.
A programação começou na UBS Jaraguazinho, com orientações sobre sinais e sintomas do autismo em crianças. Ao longo dos dias, outras unidades recebem atividades voltadas à inclusão, acolhimento familiar e conscientização.
Além das ações nas UBSs, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) realiza nesta quinta-feira (2) um encontro com pacientes com TEA e seus familiares.
O evento contará com café da manhã, troca de experiências e abertura de grupo de apoio para mães, além de orientações sobre saúde bucal e alimentação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a proposta é fortalecer o acolhimento e ampliar o conhecimento da população sobre o transtorno.
> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui
Programação
31/3 (terça-feira)
13h30 – UBS Jaraguazinho: sinais e sintomas do autismo
1º/4 (quarta-feira)
10h – UBS Maurício Borges: palestra sobre empatia em ambientes públicos
2/4 (quinta-feira)
8h – CER: café da manhã com pacientes e familiares
9h – UBS Casa Branca: orientações
9h – UBS Jetuba: palestra com profissional autista
13h30 – UBS Tinga: ação em sala de espera
6/4 (segunda-feira)
UBS Sumaré: mural de conscientização (tarde)
7/4 (terça-feira)
UBS Sumaré: orientação aos pais (manhã)
8/4 (quarta-feira)
8h – Morro do Algodão: roda de conversa com familiares
13h – UBS Ademir Reis: palestra
14h – UBS Golfinhos: palestra sobre inclusão
9/4 (quinta-feira)
14h30 – UBS Rio do Ouro: palestra sobre autismo
10/4 (sexta-feira)
8h – UBS Porto Novo: orientações em sala de espera
13h30 – UBS Massaguaçu: palestra





