Vem aí a 11ª edição da FLAI (Feira Literária do Arquipélago de Ilhabela), que será realizada de 22 a 25 de agosto no Centro Cultural da Vila. Este evento, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade e promete uma verdadeira viagem pelo mundo da literatura.
A FLAI deste ano trará uma programação diversificada e repleta de atrações para todas as idades. Entre os destaques, estão as contações de histórias que prometem encantar crianças e adultos, palestras inspiradoras com escritores locais e convidados, além de apresentações musicais promovidas pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). Destaque para a presença das principais distribuidoras de livros para todas as idades e gostos, e com valores convidativos para um verdadeiro mergulho literário.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância do evento para a cidade:
“A Feira Literária do Arquipélago de Ilhabela é um momento especial em nosso calendário cultural. É uma oportunidade de celebrarmos a literatura, incentivarmos a leitura e promovermos o encontro de autores e leitores. A parceria entre as secretarias de Cultura e Educação é fundamental para engajar nossos jovens e mostrar-lhes o poder transformador da literatura”.
Para as crianças, haverá um exclusivo Espaço Kids, onde os pequenos poderão se divertir com brincadeiras lúdicas e atividades interativas. A FLAI é uma oportunidade única para incentivar o hábito da leitura desde cedo e proporcionar momentos de lazer e aprendizado para toda a família.
Um dos destaques do evento é a parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação de Ilhabela, que visa incentivar a participação dos alunos da rede municipal de ensino, bem como os alunos da rede particular. A iniciativa busca aproximar os jovens estudantes do universo literário, proporcionando-lhes acesso a atividades culturais enriquecedoras e a oportunidade de interagir com autores e artistas.
Durante a FLAI, também é realizada a cerimônia de premiação do concurso de poesias, momento muito aguardado por todos, tanto para os participantes quanto para seus familiares.
“O concurso de poesias é muito importante para incentivar nossos poetas até então anônimos a darem os primeiros passos na publicação de suas obras. A cerimônia de entrega da premiação é um momento muito marcante, a gente vê a emoção de cada um quando percebe que a sua poesia é uma das premiadas. Esperamos que no futuro, um deles seja um dos grandes nomes da nossa literatura”, destacou o secretário de Cultura e Presidente da FUNDACI, Alexandre Baptista.