Termina hoje prazo para tirar, regularizar ou alterar título de eleitor

Procedimento pode ser realizado pela internet no sistema Título Net, da Justiça Eleitoral

Por André Jesus / Foto: Divulgação

Termina nesta quarta-feira (04/05) o prazo para o cidadão tirar ou regularizar o título de eleitor em 2022 e ter o direito de participar das eleições gerais, marcadas para dia 02 de outubro. Brasileiros com idade a partir de 16 anos completos até o dia da eleição poderão de votar no próximo escrutínio.

O cidadão que necessita de serviços junto à Justiça Eleitoral, como emissão de título, verificar se existem débitos financeiros, regularização, mudança de domicílio eleitoral ou inclusão do nome social poderá realiza-los pela internet, por meio do sistema Título Net, além do atendimento presencial nos cartórios eleitorais de cada região.

Além dos procedimentos para tornar o cidadão apto para ter o direito de escolher seu representante em 2022, o sistema Título Net também permite ao cidadão consultar sua situação eleitoral, bem como zona e seção de votação. Outra forma de o eleitor acessar suas informações eleitorais é por meio do aplicativo e-Título, disponível para aparelhos celular com sistema operacional Android e iOS. Ele também funciona como título eleitoral digital, sendo documento aceito no dia da votação. Par baixar, basta o eleitor procurar por e-Título na loja de aplicativos do seu aparelho.

Título irregular

É importante lembrar que além de não poder votar, o cidadão que tiver pendências junto à Justiça Eleitoral fica impedido de:

  • Tirar passaporte
  • Tirar carteira de identidade
  • Participar de concurso público
  • Inscrever-se ou renovar matrícula em instituições públicas de ensino
  • Tomar empréstimo ou financiamento de órgãos públicos

Deixe uma resposta