No próximo sábado (12), a prefeitura de São Sebastião, em conjunto com o Governo do Estado, irá realizar no bairro de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul do município, um Simulado de Evacuação de Área de Risco.
Serão mais de 100 pessoas e 20 viaturas empenhadas no simulado que tem por objetivo treinar as equipes em cenários que escorregamento de encostas e alagamentos, com remoção de vítimas por terra e pelo ar. Por isso, o helicóptero Águia da Polícia Militar também estará presente no treinamento.
Equipes da Defesa Civil e Polícia Civil farão o atendimento aos moradores das ruas Adinal Castilho Baptista e Eleodoro Marcelino de Matos, que têm por características escorregamento de encosta e alagamentos.
As vítimas serão atendidas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192) e Corpo de Bombeiros, uma delas sendo levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de helicóptero, que fará o pouso no heliponto da Marinha, no Centro.
Ao mesmo tempo, durante o Simulado de Evacuação de Área de Risco que será realizado em São Sebastião, as equipes das secretarias municipais, como Segurança Urbana, Educação, Pessoa com Deficiência e do Idoso, Esportes, Turismo, Meio Ambiente, Habitação, Saúde, além do Fundo Social, atenderão os moradores removidos de seus lares na Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant’Ana, definida como ponto de encontro.
No local, será montado o abrigo, com dormitórios para homens, mulheres e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai atender aqueles que estiverem nas casas ‘afetadas’.
Policiais militares, rodoviários e ambientais, além da Polícia Municipal e do Departamento de Trânsito, irão atuar como forças de segurança nas casas ‘abandonadas’, na Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), em Toque-Toque Pequeno, onde os moradores sairão de suas casas, e em Paúba, onde estão previstos o pouso e a decolagem do Águia.
Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, a realização deste simulado é muito importante para que todos os elos do Plano Municipal de Contingência (Plamcon) da Prefeitura estejam alinhados no caso de um desastre natural.
“Trabalhamos para analisar o tempo resposta de cada órgão, verificar o que é possível ser feito para agilizar cadastramento e demais ações de políticas públicas”.
Wagner Barroso
O comandante da Defesa Civil do Estado, major Vagner Martins, estará presente no simulado, junto com a major Claudia Andreia Bemi, diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil. Ele reforça a importância dessas ações, que têm como foco servir a população e as forças de segurança estarem preparadas para responder da melhor forma em caso de necessidade. “É um teste de funcionamento de todo o sistema envolvido, do plano empregado ao mapeamento das áreas e atuação das agências envolvidas”.
O simulado contará também com a participação da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), que solicitou a realização do exercício para a comunidade.