São Sebastião tem curso de formação de doulas voluntárias do SUS pioneiro no Estado de São Paulo

Autoridades internacionais parabenizaram o governo municipal pela iniciativa

Da Redação / Foto: PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da FSPSS (Fundação de Saúde Pública de São Sebastião), através do Centro Gestacional Harmonia para Vida iniciou as aulas da primeira turma do curso de Formação de Doulas Voluntárias do SUS (Sistema Único de Saúde) na última terça-feira (4).

O curso prossegue até sábado (8), sendo a primeira turma composta pela metade das 48 inscritas em função da pandemia da Covid-19.

A abertura do curso, organizado pelo Centro Gestacional, foi feita pela presidente e vice-presidente da ANEP (Associação Nacional de Educação Pré-Natal), Carla Maria Machado e Laura Uplinger, que respectivamente, abordaram o tema “O feminino”, sob diversos aspectos. Maria Fernanda, médica da família, falou sobre o nascimento da criança.

O curso, inédito no Estado de São Paulo, permitirá a formação de doulas que atuarão na maternidade do HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião) pelo período de quatro horas por semana, voluntariamente.

Carla Bruço, diretora do Centro Gestacional, explicou que com o curso haverá o efetivo atendimento de doulas voluntárias, que tem papel fundamental no aspecto físico, emocional, espiritual e no alívio da dor no processo do parto.

Carla também esclareceu que o Centro é uma extensão do atendimento à gestação de alto risco, que mensalmente atende 80 gestantes nessa condição, sendo o primeiro do Brasil a oferecer práticas integrativas voltadas à gestantes de gravidez de alto risco, como: dança do ventre, yoga, massagem; atendimento de enfermagem obstétrica; aula de parto e passaporte para o parto com casais, psicologia no pré-natal, talassoterapia (terapia  dentro do mar) e pré- natal na aldeia Rio Silveiras, localizada em Boraceia, Costa Sul do município.

Durante a abertura do evento, o prefeito Felipe Augusto foi parabenizado pela iniciativa e comemoração do primeiro ano do inédito centro gestacional. Ele recebeu uma carta da presidente da OMAEP (Organização Mundial das Associações para a Educação Pré-natal), Lavínia Nanu, e mensagens de vídeo de autoridades mundiais no assunto, como Ionna Mary, presidente da ANEP da Grécia, e François Amigues, educador pré-natal e membro da OMAEP.

Antes do início do curso, houve apresentação do músico e professor, Bernardo Heer e da doula Géssica Scipioni de Londrina (PR). As aulas da segunda turma, ainda terão datas definidas e todos os protocolos sanitários são seguidos durante a capacitação, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Deixe uma resposta