Ranking aponta Caraguatatuba como a cidade mais competitiva da região

Em compensação, município perdeu muito nos pilares de acesso e qualidade da saúde, mostra a CLP

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação

Caraguatatuba é o município mais competitivo dos municípios da região, ocupando a 74ª posição do ranking geral das cidades do Brasil. A informação é do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que analisa 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos dispostos nos setores instituições, sociedade e economia, de 411 municípios espalhados pelo Brasil.

O Jornal LEIA fez um levantamento do desempenho das cidades da região – Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba. Bertioga e Ilhabela não fazem parte do estudo.

Caraguá é destaque positivo, no entanto, também tem pontos de alerta, como mostra o estudo. Um dos principais é no setor de saúde, pois a cidade perdeu 110 posições no pilar “acesso à saúde” e outras 147 no pilar “qualidade da saúde”, quando comparado com o levantamento de 2020.

Esses pilares levam em consideração fatores como cobertura da atenção básica, mortalidade na infância, mortalidade por causas evitáveis e etc. Vale ressaltar que grande parte da saúde no munícipio é terceirizada, gerida pela OSS (Organizações Sociais de Saúde) João Marchesi.

REGIÃO – No setor Meio Ambiente, Ubatuba e São Sebastião são destaques. A pesquisa leva em consideração pontos como emissão de gases do efeito estufa, desmatamento ilegal e etc. Ubatuba é a quarta cidade mais competitiva neste quesito, enquanto São Sebastião é sétima neste quesito. Cubatão está na 213ª posição do ranking geral, sendo que o destaque é o quesito de inserção econômica, em que a cidade caiu da posição 68 para 366, ou seja, uma queda de 298 posições. Já Guarujá registrou o segundo melhor crescimento classificação geral, perdendo apenas para Caraguá. A cidade ganhou 14 posições de 2020 para 2021 e está na posição 183.

Posição das cidades do Litoral Paulista no Ranking geral

74ª posição – Caraguatatuba

175ª posição – São Sebastião

183ª posição – Guarujá

213ª posição – Cubatão

223ª posição – Ubatuba

Fonte: Ranking de Competitividade dos Municípios – CLP

Deixe uma resposta