Pombo morto é encontrado em caixa d’água de escola de Cubatão

De acordo com funcionária, crianças chegaram a tomar a água contaminada
Por conta da contaminação, as aulas foram suspensas / Foto: Reprodução

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Segundo as informações apuradas pelo g1, nesta semana um pombo em estado avançado de decomposição foi encontrado dentro da caixa d’água da UME (Unidade Municipal de Ensino) João Ramalho, no bairro Vila Nova em Cubatão. De acordo com o relato da professora, ela teria ido escovar os dentes e notou um cheiro podre na água. 

A denúncia foi feita pelo vereador Alessandro Oliveira (PL) através de suas redes sociais. Em vídeo, o parlamentar ressaltou que o problema não é de agora. “Nós estivemos aqui ano passado apontando as condições insalubres dessa escola, e estivemos há um mês atrás também apontando as mesmas condições. Nós representamos junto ao Ministério Público as condições que presenciamos aqui através de imagens. A situação é ser cruel demais com os alunos e servidores dessa escola”, explicou.

De acordo com a servidora pública, após notarem o mal cheiro a direção entrou em contato com a Sesep (Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos) para averiguar: “Ao subir, disseram que o odor era insuportável e que, com certeza, a água estava contaminada. Ao abrir a caixa, havia restos de pombos na água boiando. Foi um alvoroço pois essa água é usada para fazer a merenda das crianças, além de atender o banheiro dos professores e a administração da escola. Havia sido feito achocolatado nessa água (e as crianças tomaram)”, comentou.

A infectologista Rosana Richtmann, em entrevista ao programa Bem Estar da Rede Globo, explicou que a ave pode transmitir criptococose, conhecida como “doença do pombo”. “A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves, e podem acarretar a várias doenças como: meningite, histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias.”

Por conta da contaminação, as aulas foram suspensas. 

Além dessa situação, a unidade também está com uma infestação de ratos há mais de um mês.

Em nota, a Prefeitura de Cubatão disse que foi acionada por conta da qualidade da água, que teria amanhecido turva. A equipe da Sesep verificou que a caixa estava parcialmente destampada, provavelmente por conta do vento e chuva do último fim de semana.

A pasta acrescentou que houve a substituição da caixa d’água por uma mais resistente, nesta terça (29). 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia