Palmeiras fecha 1º turno como melhor visitante no Brasileirão

Corinthians é o time que mais conquistou pontos em casa na primeira parte do campeonato

Por André Jesus | Foto: Cesar Greco / Agência Palmeiras

O Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2022 chegou à sua metade com os rivais paulistas Palmeiras e Corinthians nas duas primeiras posições ao fim de 19 partidas disputadas por cada um. O Verdão lidera com 39 pontos e é seguido pelo Timão, que conquistou 35 pontos no primeiro turno.

Tendo feito nove partidas como visitante o Palmeira não perdeu nenhuma fora de casa. Foram cinco vitórias e quatro empates longe do Allianz Parque, a casa palmeirense. Em 27 pontos possíveis nas partidas como visitante, o Verdão conquistou 19 pontos. São quatro pontos a mais que o Fluminense, segundo colocado no quesito fora de casa, que conquistou 15 pontos como visitante.

Se fora de casa o Palmeiras tem sido imbatível, dentro do Allianz Parque a experiência não foi tão positiva assim. Com a vitória sobre o Internacional no ultimo domingo (24/07), o time atingiu 20 pontos obtidos como mandante em 10 partidas disputadas, das quais venceu seis, empatou duas e sofreu duas derrotas, para Ceará e Athletico Paranaense.

O desempenho do Palmeiras como visitante indigesto pode ser explicado pelo fato de entre os oito primeiros colocados no Brasileirão apenas o Flamengo recebeu o Verdão em seus domínios em partida que terminou empatada com placar sem gols. Todas as demais equipes do alto da tabela foram ao Allianz Parque enfrentar o time de Abel Ferreira.

Essa é uma situação totalmente inversa para o rival Corinthians, que fez do fator casa seu maior aliado neste primeiro turno do Brasileirão 2022. Das nove partidas disputou na Neo Química Arena, o Timão venceu seis e empatou as outras três. Foram 21 pontos obtidos em casa em 27 possíveis. Mais uma vez, apenas o Flamengo veio a Itaquera dentre os oito primeiros colocados do campeonato e o Timão precisou ir até o estádio dos adversários mais bem colocados na tabela no primeiro turno.

Agora a situação se inverte para Corinthians e Palmeiras no quesito mando de campo e os adversários que os visitaram agora vão receber as equipes. O alvinegro mandará os jogos contra os atuais 8 primeiros enquanto o rival alviverde terá de visita-los, exceto a equipe do Flamengo que no segundo turno virá a São Paulo jogar contra o Palmeiras e enfrenta o Corinthians como mandante.

Corinthians não sofreu nenhuma derrota na Neo Química Arena pelo Brasileirão 2022 | Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Essa inversão poderá ser determinante para o desempenho das equipes tanto em casa como fora. Se agora o Palmeiras passará a visitar os principais postulantes ao título fora de casa, enfrentara os times com classificação mais baixa em seus domínios, o que pode leva-lo a melhorar os números como mandante. Já para o Timão, receber os principais adversários do topo da tabela poderá testar o excelente rendimento na Neo Química Arena, estádio em que não perdeu no campeonato. Por outro lado, os jogos fora de casa tendem a trazer mais pontos para a equipe na bagagem. Das quatro equipes que estão na zona de rebaixamento, o Timão venceu todas, sendo Coritiba (17º), Juventude (19º) e Fortaleza (20º) em Itaquera, enquanto a partida contra o Atlético Goianiense (18º) foi realizada em Goiania, em Goiás.

Vale lembrar que desde 2011 todos os campeões do Brasileirão levaram também o título de melhor visitante do campeonato. Nesse sentido, o atual líder do campeonato parece estar fazendo bem tanto a lição de casa, como a de fora dela e está no caminho para mais uma conquista do nacional.

Deixe uma resposta