Palmeiras e Corinthians: dérbi desta noite vale primeiro lugar geral no Paulistão

Embora já estejam classificados para as quartas de final do campeonato, os arquirrivais ainda tem metas a alcançar nos dois jogos restantes da primeira fase

Por Will Siqueira / Foto: Divulgação FPFPalmeiras e Corinthians: dérbi desta noite vale primeiro lugar geral no Paulistão

De um lado, o Palmeiras, que tem a melhor campanha do Paulistão, é o único invicto e ganhou todas as partidas que disputou no Allianz Parque em 2022; do outro, o Corinthians, que ainda tenta ser o primeiro da classificação geral (para ter vantagem de jogar em casa até a partida final), mas ainda não venceu nenhum clássico contra um arquirrival – Santos (derrota), São Paulo (derrota) e, agora, Palmeiras – nessa temporada: assim será o Dérbi desta noite (17), às 20h30, no estádio palmeirense.

Ao Palmeiras basta empatar que garante a primeira colocação na tabela: os dois clubes têm dois jogos a fazer (contando com esse), mas o Verdão já está com 26 pontos e o Timão possui 20. Caso o alvinegro derrote o alviverde fora de casa, a última rodada, no domingo (20) é quem decidirá o primeiro lugar da classificação geral.

É bom lembrar que a pontuação segue acumulando e é critério de definição do mando de campo de uma eventual semifinal (jogo único) e garante o segundo jogo na final em casa.

De acordo com o historiador Celso Unzelte, o Palmeiras leva uma ligeira vantagem no confronto, que o Corinthians pode igualar hoje à noite. São 371 jogos entre ambos, com 130 triunfos palmeirenses, 129 corintianos e 112 empates.

Em caso de vitória no Allianz Parque, o time de Abel Ferreira abrirá nove pontos e não poderá ser alcançado por nenhum outro adversário em pontos até uma eventual decisão. Já o seu patrício Vitor Pereira disputará apenas o segundo clássico paulista desde que estreou no comando do Corinthians – perdeu para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi.

Nesse Paulistão, o Palmeiras ganhou do São Paulo e do Santos. Porém, contra o seu maior rival, não costuma se dar bem quando, justamente, joga em seu estádio. Até oi momento, são três vitórias alviverdes, três empates e quatro vitórias alvinegras no Allianz Parque. O último jogo entre eles na estádio palmeirense, no entanto, foi um massacre dos donos da casa: 4 a 0.

Deixe uma resposta