Mais de 600 crianças e adolescentes regularizam suas carteiras de vacinação em São Sebastião

“Dia D: Multivacinação” ocorreu no sábado (16); campanha se estende até 29 de outubro

Da Redação / Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde Pública, realizou, no sábado (16), a “Campanha do Dia D – Multivacinação”, que teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.

Os profissionais da saúde perceberam que 8 em cada 10 crianças e adolescentes que compareceram às unidades de saúde estavam com uma ou mais vacinas atrasadas. Ao todo, 925 compareceram aos postos e, destas, 607 receberam ao menos uma dose de imunizante.

A campanha oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos e que durante o período de pandemia se agravou ainda mais.

A Saúde e a Fundação reforçam que a campanha de multivacinação continua até 29 de outubro, e os pais ou responsáveis que não conseguiram levar seus filhos no sábado, podem levá-los à USF (Unidade de Saúde da Família) em posse da carteira de vacinação, para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, seja por motivo de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Essa campanha faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O órgão federal deve disponibilizar os imunizantes de rotina, como BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Deixe uma resposta