Ilhabela celebra instalação da IETEC, que já formou 359 profissionais

Qualidade: escola técnica oferece cursos do Senac e do Senai, pagos pela prefeitura
Qualidade: escola técnica oferece cursos do Senac e do Senai, pagos pela prefeitura
A escola técnica foi construída na Avenida Profº Malaquias de O. Freitas, número 448, na Barra Velha - Fotos: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Com a finalidade de investir na educação escolar e no ensino técnico dos moradores do arquipélago, o prefeito Antônio Colucci (PL), o Toninho Colucci, inaugurou, em janeiro desse ano, a IETEC (Ilhabela Escola Técnica) Professor Antônio Veronezi.

Foto: Bruno Arib

A escola técnica foi construída na Avenida Profº Malaquias de O. Freitas, número 448, na Barra Velha. É um prédio bonito, aconchegante e com toda a infraestrutura necessária para um ensino com foco no mercado de trabalho. Atualmente, possui cursos conveniados com o Senac (Serviço Nacional para o Comércio) e com o Senai (Serviço Nacional para a Indústria).

De acordo com Lídia Lucia Sarmento de Lima, secretária de Educação de Ilhabela, a IETEC oferece aos seus alunos aprendizado em profissões voltadas ao turismo, que é o principal ramo de atividade comercial da ilha. Ainda segundo Lídia, a instituição atende, por enquanto, apenas moradores de Ilhabela.

“A certificação é do Senac ou do Senai e a pessoa já sai apta para trabalhar. Nós temos os cursos de qualificação, cuja durabilidade é menor, de 80 a 120 horas e de 160 a 200 horas; mas nós temos os cursos mais técnicos, de 800 horas, que já são os profissionalizantes”, explicou Lídia.

Foto: Bruno Arib

Até o momento, desde a inauguração da IETEC até o dia 31 de julho, 359 pessoas se formaram, somando todos os cursos já realizados. Os alunos formados concluíram os cursos de: recepção de eventos; curso de casamento; mecânica de revisão de motores náuticos; manutenção e reforma de jardins; formação básica de gastronomia; primeiros socorros; turismo de aventura; manutenção preventiva de moto aquática (Jet Ski); informática básica; eletricista de manutenção de embarcação de pequeno porte e cursos de andamento – o de camareira e o de auxiliar de cozinha são o do momento.

Como já observado, os cursos são referentes à mão de obra local. “Ou para o turismo ou aquela profissão que o aluno já exerce em Ilhabela. Quando você está qualificado, tem um valor enorme”, pontuou a secretária de Educação.

ESTRUTURA – “Começa pela localização, que é muito fácil para quem mora mais para o sul da ilha, o norte da ilha ou um local mais distante, porque aqui é o ponto final dos ônibus”, destacou Lídia, enaltecendo também os dois andares do prédio e suas salas de aula. “São dois andares, mas temos toda a preocupação com o subir e o descer, temos um elevador; a distribuição [dos alunos], salas de aula com capacidade para 40 alunos, temos a última sala com capacidade para 60 pessoas. Laboratórios montados, sendo que o de ciências a gente pode utilizar, por exemplo, para um curso técnico de enfermagem, um curso técnico de massagem que, hoje, muito utilizado nos hotéis”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga o Jornal LEia