IBGE oferece 18 vagas de recenseadores para Caraguatatuba em seleção gratuita

Inscrições para vagas complementares vão até quarta-feira (15/6) e devem ser feitas no portal do IBGE

Da Redação / Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022, em todo o Brasil. Ao todo, 18 vagas foram distribuídas entre as regiões Sul (7), Central e Norte de Caraguatatuba (11). As inscrições sem cobrança de taxa seguem até a próxima quarta-feira (15/6), no Portal do IBGE, por meio do formulário virtual.

A função exige nível fundamental completo e a seleção vai ser feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, completou Malheiros.

A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. É possível calcular uma estimativa de remuneração neste simulador. A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais. O contrato tem previsão de até três meses.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho. As contratações serão efetuadas nos termos da Lei Federal 8.745/1993, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município

Censo Demográfico 2022

No processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinou 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal (ACM) e 10 de agente censitário supervisor (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. As funções atraíram 310 inscritos no total. As provas para os cargos de recenseador agente censitário municipal e agente censitário supervisor foram aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas no dia 10 de abril, em todo o país. O IBGE vai contratar, temporariamente,183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP), em todo o país. As inscrições para o processo seletivo simplificado ocorreram entre os dias 15 de dezembro e 21 de janeiro. A coleta de dados nos domicílios brasileiros começa no dia 1º de agosto.

O endereço para inscrição é https://www.ibge.gov.br/pss-complementar

Deixe uma resposta