Guarujá formaliza mais de 4 mil microempreendedores individuais em 2021

Em cinco anos, são mais de 16 mil formalizações de MEIs; o posto Sebrae do município registrou mais de 2,5 mil atendimentos e 81 ações só neste ano

Da Redação / Foto: Divulgação

Nos últimos cinco anos, Guarujá já formalizou mais de 16 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), superando os 13 mil criados entre 2008, ano da criação do programa, e 2016. Só em 2021, foram quatro mil novos MEIs, com uma média de 350 formalizações por mês. O bom resultado é fruto da política de incentivo ao empreendedorismo como forma de aquecer a economia local, fomentada pela Prefeitura de Guarujá.

Durante a crise provocada pela covid-19, com a economia retraída, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) investiu ainda mais na oferta de qualificação profissional gratuita, inovando ao oferecer diversos cursos on-line a fim de combater o desaquecimento da economia e o combate ao desemprego decorrente dela em nível nacional, e manter as medidas de segurança e higiene em tempos de pandemia.

Quem aproveitou a oportunidade de se formalizar foi a jovem Beatriz Nunes da Silva, de 23 anos. A moradora do Jardim Primavera garantiu o MEI para exercer as funções de entregadora de encomendas e motorista de aplicativo. “Queria ter uma segurança já que trabalho por conta própria. Precisava contribuir para contar com um auxílio no caso de acontecer alguma coisa. O atendimento foi ótimo e consegui tirar todas as minhas dúvidas”.

Em 2021, o posto do Sebrae em Guarujá registrou mais de 2.500 atendimentos (veja abaixo os principais segmentos de atuação). Ao todo, foram realizadas 81 ações entre cursos de capacitação, projetos e iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Entre cursos e palestras presenciais e on-line, além de ações de grande impacto, foram alcançadas mais de cinco mil pessoas.

Jornada Empreendedora 2021

Desde 4 de novembro e até esta segunda-feira (dia 6), a Prefeitura de Guarujá realiza a Jornada Empreendedora 2021. Desta vez, a ênfase foi no Marketing Digital, com cursos realizados em parceria com Sebrae e Senac. Todas as disciplinas técnicas contaram com 100% do material e insumos cedidos aos alunos. Ao todo, foram ofertadas 140 vagas presenciais e 250 on-line.

Deixe uma resposta