Guarujá duplica leitos permanentes de UTI no SUS

Cidade aumentou em 100% a quantidade de leitos públicos permanentes de UTI

Da Redação / Foto: Helder Lima – PMG 

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Guarujá anuncia que o município ampliou em 100% a quantidade de leitos permanentes de UTI no SUS. A cidade deu um salto de 20 unidades até o ano passado e chegou a 40 leitos públicos de UTI no Hospital Santo Amaro (HSA), no primeiro trimestre deste ano. 

A conquista é inédita na cidade e atende o que preconiza a OMS, que estabelece a proporção de um leito para cada 10 mil habitantes. Inicialmente, a prefeitura aumentou a quantidade em 50%, passando de 20 para 30, no mês de dezembro. Já os outros dez leitos foram disponibilizados recentemente à população. 

A Secretaria Municipal de Saúde avalia que os leitos disponibilizados para a Covid-19 cumpriram o seu papel e foram determinantes para salvar vidas durante os mais de dois anos de pandemia. A partir deste momento, com o aumento da cobertura vacinal e a redução expressiva nas taxas de ocupação hospitalar, passam a integrar a rede permanente do Sistema Único de Saúde.

Deixe uma resposta