Guarujá certifica mais de 100 pessoas para o mercado de trabalho

Iniciativa prepara e facilita o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo

Da Redação | Foto: Diego Marchi / Divulgação PMG

“A educação transforma pessoas e pessoas transformam a sua realidade”, com essa frase a professora do Sebrae Delas, Rosimere Gomes de Souza abriu a cerimônia de formatura de 101 participantes do Programa Acessuas + Inclusão Produtiva. O evento aconteceu na última quarta-feira (3), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

A iniciativa, que é organizada pelas secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), em parceria com o Sebrae, tem como objetivo preparar e facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. Nesta turma, foram 99 mulheres e dois homens.

Participaram da cerimônia Rafael Carvalho, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social; Adalberto Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário; representante dos professores do Curso Sebrae Delas, Rosimere Gomes de Souza e os analistas de projetos do Sebrae Bianca Marssaioli e Francisco José da Costa Júnior.

Programa  Acessuas

O programa teve como diferencial a oferta unificada de diversos projetos das esferas municipal, estadual e federal, funcionando como uma trilha de capacitação contínua aos participantes. O público teve acesso aos projetos Acessuas (Governo Federal), Bolsa Trabalho (Governo do Estado de São Paulo), e do Programa Desenvolve Guarujá, da Prefeitura, que engloba as oficinas de capacitação empreendedora Sebrae Delas e Primeiros Passos. Podem participar homens e mulheres.

Depoimentos

Ingrid Alves Sobrinho | Foto: Diego Marchi / Divulgação PMG

Para Ingrid Alves Sobrino Santos, 29 anos o curso foi um divisor de águas. “Foi um curso que mudou a minha vida e abriu um leque de oportunidades para aqueles que desejam abrir o primeiro negócio”, comentou.

Camila Oliveira da Cruz | Foto: Diego Marchi / Divulgação PMG

Já para Camila Oliveira da Cruz, 25 anos, é importante continuar se aperfeiçoando. “Os cursos foram sensacionais e desejo fazer outras capacitações. Agradeço a oportunidade”, afirmou.

André Fontanillas | Foto: Diego Marchi / Divulgação PMG

“O empenho, a participação  e a integração dessas mulheres foram fundamentais para o fortalecimento e a concretização do programa”, afirmou o professor do programa, André Fontanillas.

Sandra Almeida | Foto: Diego Marchi / Divulgação PMG

 “Nunca foi só pelo Bolsa Trabalho, mas pelo valor agregado. Temos aqui um grupo de mulheres guerreiras e batalhadoras que com determinação vão continuar essa trajetória de conhecimento”, afirmou a aluna Sandra Almeida.

Deixe uma resposta