A Prefeitura de Guarujá realizou mais um treinamento com servidores. Desta vez, 27 funcionários das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde foram capacitados em ‘Formação de Brigada de Emergência’, que abordou conhecimentos em primeiros socorros, teorias de incêndio e brigada, além da prática de combate a princípio de incêndio. O preparatório aconteceu no Ginásio Marivaldo Fernandes, o Guaibê, na última quarta-feira (19).
A iniciativa aconteceu para atender as obrigatoriedades do Corpo de Bombeiros por meio do Decreto Estadual 63.911/2018 e Lei Complementar 1257/2015, que versam sobre os requisitos para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Este indicou um treinamento que, após a finalização, permitiu a emissão do documento.
A programação iniciou com a fundamentação teórica em sala de aula. Após, as formações práticas abordaram primeiros socorros, com primeiro atendimento às vítimas, controle de hemorragias e ressuscitação cardiopulmonar. Ainda, a prática de combate a princípio de incêndio, com simulações de situações e como proceder diante delas. O preparatório formou três brigadas de incêndio, sendo estas, Ginásio do Guaibê, Ambulatório de Referência em Especialidades e Centro de Especialidades Odontológicas.
A Secretaria de Gestão Administrativa realizou a capacitação, que garantiu certificados aos participantes. A proposta é continuar realizando o treinamento em outras unidades do Município, até que todas as unidades formem suas brigadas. Para o titular da pasta, Valter Batista, a prioridade da Secretaria de Gestão Administrativa é a formação continuada dos servidores. “Estamos terminando de reestruturar a Escola de Governo para que essas iniciativas de formação tenham ainda mais apoio e continuidade”.
O engenheiro e técnico em segurança do trabalho, Marcelo Camisa, conduziu o treinamento e destacou a importância para os servidores, já que eles saberão como agir em situações de perigo. “Eles poderão reagir a tempo de garantir segurança de todos que estão no local, sejam servidores ou munícipes. A base do treinamento é combater eventuais emergências, até a chegada do Corpo de Bombeiros”.