Em São Sebastião, Felipe Augusto comemora êxito da faixa reversível em horários de pico

A novidade foi implantada para funcionar das 7h às 10h e das 16h às 20h

Da Redação / Foto: Divulgação

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), comemora o êxito da adoção da faixa reversível, implantada recentemente para melhorar a fluidez de trânsito nos horários de pico.

Seguindo orientação do prefeito, o sistema começou a vigorar no dia 27 de setembro. As faixas reversíveis, com cinco quilômetros de extensão, do bairro São Francisco até o Terminal Rodoviário, funcionam das 7h às 10h e das 16h às 20h.

Nesses primeiros dias da adoção da medida, foi possível notar que aumentou a capacidade de fluxo de veículos das vias públicas do município, principalmente nos horários de pico, à tarde, no sentido do Centro para a Costa Norte; e pela manhã, na direção oposta.

De segunda a sexta-feira, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Departamento de Tráfego (DETRAF) vai utilizar a faixa reversível – medida de engenharia de tráfego que consiste na inversão do sentido de circulação de faixas de rolamento para atender o sentido de maior demanda de trânsito.

Assim, uma ou mais faixas de rolamento têm seu sentido de circulação (mão de direção) invertido, apenas em determinados períodos, normalmente nos horários de pico da manhã e da tarde para evitar congestionamentos e possíveis acidentes.

As equipes envolvidas na operação de montagem e desmontagem das faixas reversíveis são previamente treinadas e uma empresa terceirizada executa o serviço, com o auxílio técnico dos agentes de trânsito da Prefeitura de São Sebastião.

Os procedimentos operacionais aplicados são revisados sempre que necessário e visam garantir a segurança dos agentes e usuários da via.

“Adotamos essa medida para melhor fluidez de trânsito no início da manhã e final do dia, períodos de pico. Estamos contentes com o resultado desse início do sistema”, destacou Felipe Augusto.

Deixe uma resposta