Economia, eficiência e transparência: marcas de Tato Aguilar em Caraguá

Câmara de Vereadores de Caraguatatuba presta contas à população sobre 2021

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

O vereador Renato Leite Carrijo Aguilar (PSD), o Tato Aguilar, concedeu uma entrevista em que faz uma avaliação do seu trabalho à frente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, a qual preside no biênio 2021/2022. Vale lembrar que ele está em seu terceiro mandato como vereador e, pela segunda vez, é o presidente da Casa de Leis do município. Ele havia sido presidente do Legislativo entre os anos de 2017 e 2018.

Em 2021, como presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar teve muitos desafios e ações realizadas, como a reestruturação do seu departamento de Comunicação, a ampliação do Programa da Capacitação Continuada, cujo objetivo era garantir aos cidadãos formação e treinamento nas mais diversas áreas de atuação, buscando melhorar a cada dia o atendimento à população.

Tato inicia o balanço sobre o Legislativo dizendo que a transparência é a marca da sua gestão na Câmara. “Tudo que pudermos divulgar à população e sermos transparente, assim o faremos. É uma gestão pública eficiente, com respeito ao dinheiro público.”

Ao abordar o trabalho dos 15 vereadores que constituem a Câmara, Tato relata que foram elaboradas e apresentadas cerca de 800 proposituras (87 projetos de lei, dez projetos de lei complementar, dois projetos de resolução etc.).

“Dentro da casa [Câmara], nós realizamos diversos programas, treinamentos, capacitações”, constata Tato. Que, na sequência, fala sobre o Escola Legislativa. “Eu não estou criando, estou juntando todas as ações que envolvem ensino, em uma Escola Legislativa. A Escola Legislativa abriga o estágio supervisionado, as visitas monitoradas das crianças que vem à Câmara Municipal com suas classes e professoras.”

Tato descreve as ações desse ano voltadas aos funcionários da Câmara e que, segundo ele, deram bons resultados. “Temos o trabalho de capacitação aos servidores, treinamentos, cursos; trabalhamos intensamente esse ano a capacitação continuada com atividades para os servidores, assessores, os vereadores e os estagiários também.”

Outro lema importante na Câmara é “visão, missão e valores”, que consiste na sua reestruturação administrativa, com intuito em um novo concurso público e a revisão do seu regimento interno.
Ainda em 2021, a Câmara devolverá à prefeitura R$ 7 milhões, do duodécimo – em março, já haviam sido devolvidos R$ 2 milhões.

Para 2022, um dos novos projetos do Legislativo caraguatatubense é a implantação da Camucaflix, a primeira webTV legislativa do Litoral Norte.

A Câmara Municipal possui atualmente 21 servidores públicos trabalhando em suas dependências. Mas, Tato garante que tem como objetivo elevar esse número. “Voltando do nosso recesso, em fevereiro, a prioridade é fazer o concurso público no ano que vem para vários cargos. Todos cargos criados somente em concurso público, que fique bem claro.”

Deixe uma resposta