Cerca de 400 alunos da rede municipal de Guarujá participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Inscritos puderam fazer a prova de maneira virtual ou presencial

Da Redação / Foto: PMG | Divulgação                                                                            

Um total de 393 alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Guarujá participou nesta quinta (27) e sexta-feira (28), da 24ª edição da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) 2021. Neste ano, os estudantes puderam participar de maneira virtual, e também presencial, seguindo todas as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Os estudantes inscritos representam nove unidades municipais. Foram 324 alunos, que realizaram a prova virtualmente, e outros 69, em modo presencial. Na Escola Municipal Professora Dirce Valério (no Jardim Tejereba), por exemplo, 25 alunos realizaram a prova presencial nesta quinta (27), com outras quatro unidades. Mais quatro escolas aplicaram a prova nesta sexta-feira (28).

Isabela Augusta Franzosi, do 9º ano da EM Professora Dirce Valério, foi uma das alunas que realizou a prova presencial nesta quinta.

“Foi uma experiência bem legal. Eu me preparei assistindo vídeos que a escola enviou e tanto a escola quanto os professores são sempre muito prestativos e me ajudam muito no meu aprendizado”, contou.

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, a OBA tem o propósito de estimular os estudantes a continuar seu processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. “Agradeço o empenho das equipes gestoras e professores responsáveis nas escolas que muito contribuem para que os alunos descubram mais sobre as ciências”.

A prova da OBA deste ano foi composta por 10 questões: sete de astronomia, e outras três de astronáutica. O conteúdo teve como base a maioria dos livros didáticos utilizados no ensino fundamental e nível médio. Ao final do ano, serão conhecidos os alunos medalhistas. Conforme o coordenador de história e geografia da Seduc, Romualdo Bellomusto, a Olimpíada é mais uma forma de expandir o universo do aluno, “e também de estimular o protagonismo, despertando talentos, além de colaborar com as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes”.

Sobre a OBA

Realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB  (Agência Espacial Brasileira), a Olimpíada envolve alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar.

Deixe uma resposta