Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade

Cidade é destaque na região e avança na educação

Da Redação / Foto: Cláudio Gomes/PMC

Caraguatatuba subiu 18 posições no Ranking de Competitividade 2021 em relação a 2020 e hoje ocupa a 74ª colocação no Brasil. No Litoral Norte, ficou à frente de São Sebastião (175) e Ubatuba (223). Ilhabela não consta na publicação por ter menos de 80 mil habitantes.

Destaque no município para as áreas de telecomunicações, que subiu 96 posições e está em 24º; qualidade da educação, que ganhou 24 pontos, indo para posição 64; segurança, avançando 89 pontos e indo a 117; capital humano, subindo 134 e alcançando posição 119 no ranking; e inserção econômica, que subiu 137 pontos.

Já no quesito ‘acesso à educação’, a avaliação observa alunos em tempo integral nos Ensinos Fundamental, Educação Infantil e Médio, Taxa de Atendimento em Educação Infantil e Taxa de Matrícula para Ensinos Fundamental e Médio.

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas) e é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

O Ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020.

Esta é a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Essa organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

Deixe uma resposta