Atividades físicas e culturais marcam o 1º Encontro de Praia 60+ de São Sebastião

Também estão sendo retomadas as atividades para Pessoas com Deficiência (PCD)

Da Redação / Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (23), às 9h, aconteceu o 1º Encontro de Praia 60+, na Praça Dr. Mário de Souza Oliveira (Praça da Vela), no Porto Grande. Esse evento marca a retomada das atividades voltadas à população idosa do município que, devido à pandemia, estavam suspensas.

Cerca de 50 idosos participaram da abertura do encontro, onde foram recepcionados com um café da manhã saudável, estrutura armada com cadeiras e cobertura, ponto de água potável, além de uma tenda com profissionais da saúde onde realizavam aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

Os idosos participaram de atividades adaptadas de alongamento, ginástica funcional, além de se entreterem com passeio de canoa e aula especial de dança havaiana.

Para Elmida Freitas, de 75 anos, essa retomada só trará benefícios. “Para mim, esse retorno é maravilhoso. Sempre pratiquei atividade física, sou ex-atleta, participei de JORI, joguei vôlei, tênis até os 68 anos. Durante esse período de pandemia, sentimos falta do convívio das amigas e dos amigos, mas também de fazer exercício, que impacta na nossa saúde. Se a gente não se mexe, enferruja. Precisamos nos movimentar”, ensina.

O 1º Encontro de Praia 60+ é uma ação conjunta das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Esportes (SEESP), Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant´Anna (FUNDASS) e Fundo Social, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Canoa para Todos.

Atividades para Idosos e PcDs

A SEPEDI elaborou também um calendário semanal de atividades voltadas a idosos e Pessoas com Deficiância (PcDs), que serão realizadas nas três regiões do município:

CAE Enseada (Centro de Apoio Educacional Francisco Santana): localizada na Praça João Eduardo de Morais, Enseada;

Balneários dos Trabalhadores: na Avenida Vereador Antônio Borges, 1.905, Praia Grande;

SEPEDI Costa Sul: Rua Benício João dos Santos, S/N, em Juquehy.

As inscrições podem ser feitas na sede da SEPEDI, Avenida Vereador Antônio Borges, 1.905, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones 3892-4890/3892-2669 ou e-mail: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br.

Calendário de atividades

Segunda-feira

CAE Enseada: alongamento e caminhada, das 8h30 às 9h30, 9h40 às 10h50, 11h às 12h;

SEPEDI Costa Sul: aulas de violão das 10h às 11h, 14h às 15h e das 15h às 16h;

Terça-feira

Balneário dos Trabalhadores: funcional e caminhada, das 9h às 10h; vôlei adaptado, das 10h30 às 12h;

Quarta-feira

Balneário dos Trabalhadores: grupo de atividades programadas para PcDs – das 9h às 11h40;

SEPEDI Costa Sul: caminhada e alongamento, das 9h às 10h30; aulas de tabuleiro, das 10h30 às 12h.

Quinta-feira

Balneário dos Trabalhadores: grupo de alongamento, funcional e atividades adaptadas –alongamento, das 8h30 às 9h40; funcional, das 9h50 às 10h50; e atividades adaptadas, das 11h às 12h;

Sexta-feira

SEPEDI Costa Sul: grupo de alongamento e funcional – alongamento, das 9h às 9h40; funcional 10h às 10h40; alongamento/funcional, das 11h às 11h40. As atividades seguem os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas variantes.

Deixe uma resposta