Atenção, turista: saiba quais são as praias com melhor qualidade para você desfrutar

Na área de cobertura do LEIA, as melhores estão em Bertioga, Caraguá e São Sebastião

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

Às vésperas da temporada de verão, conhecida também como alta temporada, o LEIA apurou com a Cetesb como está a condição das praias do Litoral Norte, isto é, como anda a qualidade da água de mar na região, já que é justamente nessa época do ano que aumenta, e muito, a quantidade de turistas em todas as cidades litorâneas.

Pela amostragem de qualidade da água das sete cidades cobertas pelo LEIA, segundo a Cetesb, as melhores são Bertioga, Caraguatatuba e São Sebastião – cujas praias têm 100% de qualidade – e quem está “ruim na fita” é Ubatuba, que possui quatro praias com condições impróprias para nado, mergulho, banho etc.
Em conversa com a reportagem, a Cetesb explicou que a qualidade da água de todas as praias são analisadas toda semana, com comparativo entre as quatro últimas semanas.

“O período de amostragem apresentado no site da Cetesb se refere às cinco semanas necessárias para a classificação das praias, e não à frequência de amostragem das praias”, relatou a companhia, por meio de seu departamento de comunicação.

De acordo com a Cetesb, a classificação de uma praia como própria ou imprópria se baseia nos resultados das análises microbiológicas das cindo amostras coletadas nas últimas cinco semanas. “Assim, a frequência de amostragem é semanal e o boletim de balneabilidade tem validade semanal e não mensal. E essa frequência é mantida o ano todo.”

Com relação às praias das cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, você pode conferir a qualidade delas no site da Cetesb toda semana.

Santos está péssima

Fica o aviso para quem está pretendendo descer até Santos (Baixada Santista): todas as suas sete praias estão impróprias, de acordo com a amostragem desta semana da Cetesb. E é pouco provável que a situação mude em tão curto espaço de tempo. As praias são Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (Rua Olavo Bilac) e José Menino (Avenida Frederico Ozanan).

Deixe uma resposta